Todos os anos, a Matriz, de Guaratinguetá, se prepara para celebrar Santo Antônio, padroeiro do município e aquele que leva o nome da igreja. A Trezena desenvolveu a temática, “Com Santo Antônio, cultivemos a Amizade Social e a Esperança Cristã”, reforçando a necessidade de se cultivar uma fé voltada para a prática caritativa, conforme o testemunho da vida do santo católico – a celebração de encerramento ocorreu no dia 13 – dedicado ao homenageado.
Comentando a respeito da sensação de ser pároco da Matriz, padre Luiz Antônio, observa sobre “a sensação de renovação da nossa fé. De ver a manifestação do povo, de uma igreja tantos anos. Foi aqui que muitas pessoas se tonaram cristãs. Que começaram sua caminhada de fé.”
O padre também analisa sobre devoções franciscanas, que estão entre as preferências dos guaratinguetaenses: “os santos franciscanos que celebramos, tanto Santo Antônio, como São Benedito, quanto Frei Galvão viveram uma profunda caridade. Um despojamento: essa preocupação com o pequeno, com o menor”, observa o padre Luiz Antônio.
Confira imagens exclusivas da celebração eucarística do dia da festa, por Fábio Seletti:
Santo Antônio, o Querido do Povo
Mas a fé dedicada ao santo católico não se restringe ao clero. Cléber Assis foi voluntário na Festa que ouviu “muitos testemunhos de pessoas que alcançaram as graças através de santo Antônio, junto a Nosso Senhor Jesus Cristo”, relata o membro da paróquia.
Uma dessas pessoas abençoadas, foi Fábio Roberto, que relata ter recebido uma cura por intermédio do santo: “tenho essa devoção há doze anos. Por amor a Santo Antônio”.
As festividades em louvor a Santo Antônio acontecem todos os anos no mês de junho, em Guaratinguetá, que se inicia com a trezena e se encerra com a festa no dia 13. Centenas de pessoas participam das quermesses, da procissão, das missas e atividades relacionadas a essa tradição.
Confira imagens da procissão em louvor a Santo Antônio, por Fábio Seletti