Variedade e oportunidades no Encontro de Numismática, de Guaratinguetá; Cavalaria é homenageada; houve presença ilustre. Confira!

Guaratinguetá torna-se mais brilhante com o Encontro de Numismática, que trouxe peças variadas de multicolecionismo: desde moedas e cédulas a carros antigos e artigos militares. O evento ocorreu no Espaço Multiuso, nos dias 15 e 16.

As atrações foram várias inclusive na relação de apresentações, com homenagem a Cavalaria de São Gonçalo e a presença de um palestrante ilustre, Éber Ferreira, ilustrador da DC Comics.

O objetivo é consolidar a numismática em Guaratinguetá

Imagens por Fábio Seletti

Leandro do Santos, um dos membros fundadores da Sociedade, compreende que “numismática é a ciência que estuda cédulas e moedas de um determinado país.

O membro do grupo compreende que a existência dessa organização em Guaratinguetá beneficia o município com o interesse específico desse segmento, “para dar estrutura para que se encontrem novos colecionadores: para preservar viva essa chama do colecionismo.”

E por Guaratinguetá ser um “município de potencialidade histórica”, o numismata entende que “cédulas e moedas são documentos históricos e Guaratinguetá é rica nesses documentos”, relata Leandro dos Santos.

Luiz Andrade, vice-presidente, tem uma perspectiva semelhante, compreendendo a importância do evento como um momento de aprendizado. Tradicional e comercial: “de comércio, de troca. Não somente de numismática, mas de colecionismo”, explica o numismata.

Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito é homenageada

Imagens por Fábio Seletti

Antônio Fernando Guimarães, presidente da Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito, relatou que o sentimento da homenagem foi “inexplicável”. Para o cavaleiro isso é “fruto de um trabalho sendo feito há mais de doze anos”, explica.

A Cavalaria, que foi reconhecida no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) como “referência regional”, segue no processo “a passos largos para o reconhecimento como patrimônio nacional imaterial”, de acordo com Fernando Guimarães.

Éber Ferreira se apresentou no segundo dia no Encontro de Numismática

O desenhista, Éber Ferreira (de camisa preta), e seu amigo de infância e vice-presidente da Sociedade Numismática, Luiz Andrade

Imagem por Luiz Andrade

Durante um bate-papo gostoso, o desenhista da DC Comics comentou sobre trabalhos seus, revistas e sorteou alguns de seus materiais publicados.

Imagens por Luiz Andrade

O Encontro de numismática foi o quarto realizado pela Sociedade, havendo possibilidades de novos encontros. Caso tenha interesse em se tornar associado(a), entre em contato pelas mídias sociais:

www.instagram.com/sng.numis

https://www.facebook.com/vemprasng/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *