mariana pontos turisticos
Mariana

Mariana: pontos turísticos secretos

Sabemos que Mariana, além de ser a primaz de Minas, é uma bela cidade importantíssima para o nosso estado e com um centro histórico lindíssimo. Mas Mariana tem pontos turísticos secretos. Ou quase.

E, hoje, a nossa intenção é mostrar uma Mariana com pontos turísticos sobre os quais você nunca tenha ouvido.

Então, separamos três locais que, apesar de não serem muito famosos, são indispensáveis em sua viagem, caso você seja um turista de passagem, e também para você, morador dessa deliciosa cidade.

Confira:

1 – Museu da Música da Arquidiocese de Mariana

mariana pontos turisticos museu da musica
Mariana pontos turísticos: museu da música

O Museu da Música existe desde 1973 e é um dos pontos turísticos imperdíveis em Mariana.

Sediado em um casarão histórico belíssimo e imponente, no antigo Palácio dos Bispos de Mariana, o local hoje abriga um interessantíssimo acervo musical e cultural da nossa cidade, além de ser uma instituição educacional e de pesquisa muito importante para Mariana.

Possui também a função de recolher, de forma permanente, instrumentos e acervos musicais históricos, além de receber frequentemente pesquisadores de vários lugares do país que são interessados no repertório e na história musical mineira e brasileira.

Aproveitando-se a vocação do museu, nele são realizados cursos, eventos e projetos científicos sociais.

O que não faltam são opções culturais e educacionais na área musical sobre patrimônio histórico musical brasileiro, e, em especial, sobre o patrimônio histórico musical mineiro.

Percebe a importância do lugar?

Venha fazer uma visita a este local tão especial, pois nele você será recebido de uma forma bem atenciosa: a instituição sedia um módulo expositivo exclusivo para visitantes.

Endereço: Rua Cônego Amando, Bairro São José (mais conhecido como Chácara) número 161.

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 8:30 às 17 horas. Nos domingos, funciona das 9 às 12 horas.

Entrada: franca.

2 – Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana

mariana pontos turisticos museu de arte sacra
Mariana pontos turísticos: Museu Arquidiocesano

O Museu Arquidiocesano é um dos pontos turísticos de Mariana que é conhecido por cidadãos marianenses e também por turistas, mas que merece uma divulgação extra!

Por isso, achei interessante incluir este museu nessa lista: para incentivar ao público a frequentá-lo ainda mais.

O local, intitulado como Casa Capitular, é uma das mais belas construções do rococó brasileiro, do final do século XVIII para o começo do século XIX.

Este museu tem como tema a arte sacra criada no tempo áureo do barroco. Nele você encontrará peças vindas de igrejas, capelas, seminários e Palácio Episcopal, assim como doações e legados.

Como objetos de exposição, podemos dar alguns exemplos muito interessantes, como a banqueta pontifical em prata portuguesa que foi doada pelo Rei Dom João V.

Há esculturas religiosas de mestre Aleijadinho, de Francisco Xavier de Brito, dentre outros grandes artistas.

No museu também se encontram pinturas religiosas do mestre Manoel da Costa Athayde, de João Nepomuceno Corrêa e Castro, de Manoel Ribeiro Rosa e outros.

Estes são só alguns exemplos de peças de valores inestimáveis e históricos que vocês podem encontrar neste belíssimo museu.

Vale a pena conferir!

Endereço: Rua Frei Durão, número 49, no Centro Histórico, de Mariana.

Horário de funcionamento: de terça às sextas feiras das 8:30 ás 17 horas. Sábados, domingos e feriados das 9 às 15 horas.

Entrada: Cobra-se o valor de R$ 5,00 pela entrada. Estudantes (com carteirinha) e idosos acima dos 65 anos pagam meia entrada.

3 – Ermida de São Geraldo Magela

mariana pontos turisticos ermida sao geraldo magela
Mariana pontos turisticos: ermida são Geraldo Magela

A ermida foi construída em 1916 por Geraldo F. Carneiro no próprio quintal de sua casa.

O local possui um jardim muito bonito e arborizado, com um estilo gótico-romano. Nela você encontra alguns monumentos, como a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, o presépio, o sepulcro de São Geraldo Magela e o Cristo crucificado.

É um lugar muito gostoso para passar uma tarde de leitura, ou também para sentar e conversar: é interessante observar seu jardim e objetos ali existentes e adentrar no ar de mistério típico de cidade histórica do interior de Minas.

É um local que também é apropriado para oração.

Muitas pessoas vão ali para rezar, deixando suas velas, pedidos e promessas. Pode ser um passeio inspirador para quem procura um local místico e para quem gosta de ouvir e imaginar histórias e lendas do interior.

mariana pontos turisticos ermida sao geraldo
Mariana pontos turísticos. A ermida é um local para quem quer descansar, rezar ou passar o tempo. Lugar perfeito para se relaxar

Endereço: Rua Salvador Furtado, número 99, no centro de Mariana.

Horário de funcionamento: das 9 às 20 horas, de segunda a sexta.

Entrada: franca.

Estas são algumas dicas que queremos passar para vocês, queridos leitores.

Mesmo que alguns destes pontos turísticos, que são todos de fácil acesso, não tenham a divulgação que merecem, aqui fazemos diferente.

Mostrei a Mariana com seus pontos turísticos mais famosos, mas é fundamental trazer aqueles que ainda não foram explorados.

Espero ter ajudado e que estes três pontos e, em especial, façam crescer cada vez mais o seu interesse por nossa cidade!

Ah, não deixe de conferir nossa versão em áudio:

Gabriela Pinheiro

Professora que se encantou pelo caminho das palavras e das imagens e usa os seus dons para cultivar o turismo em nossas maravilhosas cidades históricas.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. […] E não deixe de compartilhar este texto e de se inscrever em nossa Lista VIP. E confira mais sobre pontos turísticos de Mariana, lendo este post. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *