feira de pedra sabao em ouro preto o caio
Ouro Preto

Conheça a feira de pedra sabão em Ouro Preto

feira de pedra sabao em ouro preto
As pedras são brutas, mas são delicadamente requintadas na feira de pedra sabão em ouro preto

As cidades históricas possuem essa coisa de fazer a gente ter um monte de lembranças quando vai turistar por elas. Elas são cheias desses detalhes que, quando você nota, se encanta. Mas a lembrança que eu falo aqui não é aquela das aulas de Brasil colônia ou de arte sacra. Falo daquela que você também pode levar de volta para casa ou dar de presente para um amigo. A feira de pedra sabão em Ouro Preto é uma excelente opção nesses casos…

São os famosos “suvenirs” que adquirimos nas viagens. Essa palavrinha, vinda do francês “souvenir”, significa justamente a memória ou o ato de recordar de algo. E, em Minas Gerais, nós temos um dos mais conhecidos lugares onde essas lembrancinhas estão: a feira de pedra sabão de Ouro Preto.

A feira está localizada no coração turístico da cidade. Fica a alguns metros da praça Tiradentes e em frente à Igreja de São Francisco de Assis, no chamado Largo do Coimbra.

É um ótimo ponto de encontro das principais marcas culturais de Ouro Preto. Ao seu entorno está a arte sacra, a arquitetura colonial, a vista para o pico do Itacolomi e os restaurantes, bares e lojas com aquela atmosfera aconchegante de cidade histórica.

Os artesanatos e a história

Há uma infinidade de trabalhos em pedra sabão, você vai ficar maravilhado com as criações dos artesãos. Eles transformam o material bruto retirado em Santa Rita, distrito a 20km de Ouro Preto, em produtos muito delicados que vão desde anéis, colares e pulseiras a tabuleiros de xadrez e tábuas para pizza.

A verdadeira dificuldade é achar motivos para não redecorar a casa toda com os artigos em pedra sabão.

Além de duráveis, eles são muito bem trabalhados. A delicadeza das esculturas é incrível tendo em vista a dureza que a pedra tem. “Não é fácil esculpir esse tipo de material, mas quando você vê a arte pronta, tudo vale à pena”, comenta José Carlos Pires, conhecido como Caio entre os amigos, feirante há 12 anos.

Em sua banca, uma das primeiras a se ver da rua, Caio me mostra milhares de trabalhos diferentes. São cinzeiros, porta joias, estátuas e vasos para flores com mandalas coloridas esculpidas na superfície hipnotizante da pedra sabão.

feira de pedra sabao em ouro preto o caio
Caio é um feirante experiente

A feira de pedra sabão em Ouro Preto: um verdadeiro patrimônio

Os artigos da feira de pedra sabão em Ouro Preto comumente são exportados e tem um grande peso na economia do município. Esse tipo de trabalho está na cidade há muito tempo e leva o nome de várias gerações de ouro-pretanos.

Alguns dos artesãos tem mais de 30 anos de feira. E, por mais que não se saiba exatamente quando ela foi criada, o papo que circula é que tem mais de 50 anos.

Antes da feirinha como a conhecemos, o Largo do Coimbra havia sido um espaço precário de comercialização. Era uma estrutura de madeira e palha onde os habitantes expunham seus produtos.

Esse espaço cedeu lugar a uma construção neoclássica que alguns relatos dizem ter sido justamente essa característica o motivo de sua demolição na década de 40. Ela não combinava com o modelo arquitetônico barroco do entorno, então foi removida deixando o lugar em aberto.

A feira de pedra sabão em Ouro Preto funciona todos os dias, das 8h às 19h, faça sol ou chuva. Você não pode deixar de visita-la, é um cartão postal que vai te fascinar e, com certeza, te dar boas lembranças.

E não deixe de entrar em nossa LISTA VIP, deixando seu e-mail. Dessa forma, podemos enviar as matérias mais quentes!

E compartilhe este texto com seus amigos que adoram decoração. É a cara deles, não acha?

Até mais!

The author: Marcelo Candido


Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454