Conheça as novelas de Tiradentes em Minas Gerais

novelas de tiradentes em minas gerais

novelas de tiradentes em minas gerais

Fotógrafo: Adelano Lázaro • Licença: (CC BY-SA 4.0)

As filmagens de novelas de Tiradentes em Minas Gerais têm se destacado no cenário nacional.

E não é para menos. Tiradentes é uma das mais famosas cidades de Minas Gerais e do Brasil.

É lugar de casarões históricos e famosos barezinhos ao redor da praça. Sua estrutura e ruas lembram muito um presépio de tão pequeno, aconchegante e bonita que é.

E a fama não ocorreu por acaso. Com apenas 7.002 habitantes, a cidade é o berço do maior expoente da Inconfidência Mineira, José Joaquim da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.

O nome atual da cidade foi inclusive modificado em sua homenagem.

Finalizadas as apresentações, saiba como as novelas agitam o coração da cidade:

As novelas de Tiradentes em Minas Gerais se tornaram um atrativo

Tiradentes é uma das cidades mais procuradas pelos turistas e não é apenas pela sua riquíssima história e belíssimo patrimônio, mas também por ser uma famosa cidade onde muitas novelas, minisséries e filmes foram gravados.

A lista é grande, confira:

Hilda Furacão (1998)

Esta é uma minissérie da qual sou extremamente fã. É uma belíssima história baseada em fatos reais e que vale muito a pena assistida.

A trama, redigida primeiramente por Roberto Drummond (1991) em formato de livro, foi para a telinha em 1994.

A história se passa na conservadora Beagá dos anos 50, quando Hilda Gualtieri Müller, uma socialite, abandona o noivo no altar e a cidade natal e se muda para um hotel na cidade grande.

A partir desse momento, ela deixa a vida anterior e passa a se manter como prostituta.

Memorial de Maria Moura (1994)

Hilda furacão é apenas uma das gravações de novelas de Tiradentes em Minas Gerais que fez sucesso.

Outra obra global que fez muito sucesso e fora produzida nesse município foi Memorial de Maria Moura.

Esta foi uma minissérie foi uma adaptação de obra de Rachel de Queirós, cuja trama gira em torno da seca no Sertão nordestino, a relação patriarcal presente nas relações da época e o vigor da personagem feminina central para se desembaraçar de tudo isso.

Coração de Estudante (2002)

A trama de Coração de Estudante se desenrola no município fictício de Nova Aliança. E boa parte da cenografia foi filmada em Tiradentes e inspirada também em Ouro Preto e São João del Rei.

Os pilares dessa estória são consciência ambiental e cidadania, já que várias das intrigas ocorrem por questões relacionadas à defesa da mata local.

Outras tramas

Além dessas novelas, podemos elencar “O Menino Maluquinho” (1995) e “Chico Xavier, o Filme” (2010) que foram produzidos no coração de Tiradentes.

Para além da telinha e da telona

Obviamente, tudo isto desperta curiosidade nos fãs das teledramaturgias que vêm de todos os lugares do país para conhecerem as paisagens, casarões, cachoeiras e variados locais de gravação das novelas.

Passado e presente entrelaçados

O gostoso de Tiradentes é justamente isto: unir o passado e presente em sua paisagem. É um teletransporte para a televisão e guiado por suas charretes e Maria Fumaça.

Isso leva os fãs para uma viagem turística que vai muito além do conhecimento histórico. É algo que cai diretamente na imaginação de quem relembra e recria cada cena já assistida nas telinhas.

Por isso, quando você estiver em dúvida sobre qual cidade conhecer nas férias, não deixe de passar por Tiradentes.

Faça todo esse percurso teledramatúrgico e histórico! Por experiência própria, eu garanto: é inesquecível!

A emoção de passar pelas mesmas ruas que pessoas importantes de nossa história caminharam e relembrar cada pedacinho e sensação que a sua novela preferida te causou é algo praticamente involuntário.

Nada melhor que curtir e conversar sobre esses momentos com excelentes companhias, experimentar comes e bebes nos barezinhos e restaurantes da cidade presépio e terminar o dia de passeio com aquela sensação de paz.

É um acolhimento da saudosa alegria infantil que retorna em nossos corações apenas em ocasiões especiais como essa. Principalmente quando se presencia as paisagens das novelas de Tiradentes em Minas Gerais.

E se gostou,  não deixe de compartilhar o texto e de curtir a nossa fanpage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *