As pedras são brutas, mas são delicadamente requintadas na feira de pedra sabão em ouro preto
As cidades históricas possuem essa coisa de fazer a gente ter um monte de lembranças quando vai turistar por elas. Elas são cheias desses detalhes que, quando você nota, se encanta. Mas a lembrança que eu falo aqui não é aquela das aulas de Brasil colônia ou de arte sacra. Falo daquela que você também pode levar de volta para casa ou dar de presente para um amigo. A feira de pedra sabão em Ouro Preto é uma excelente opção nesses casos…
São os famosos “suvenirs” que adquirimos nas viagens. Essa palavrinha, vinda do francês “souvenir”, significa justamente a memória ou o ato de recordar de algo. E, em Minas Gerais, nós temos um dos mais conhecidos lugares onde essas lembrancinhas estão: a feira de pedra sabão de Ouro Preto.
A feira está localizada no coração turístico da cidade. Fica a alguns metros da praça Tiradentes e em frente à Igreja de São Francisco de Assis, no chamado Largo do Coimbra.
É um ótimo ponto de encontro das principais marcas culturais de Ouro Preto. Ao seu entorno está a arte sacra, a arquitetura colonial, a vista para o pico do Itacolomi e os restaurantes, bares e lojas com aquela atmosfera aconchegante de cidade histórica.
Os artesanatos e a história
Há uma infinidade de trabalhos em pedra sabão, você vai ficar maravilhado com as criações dos artesãos. Eles transformam o material bruto retirado em Santa Rita, distrito a 20km de Ouro Preto, em produtos muito delicados que vão desde anéis, colares e pulseiras a tabuleiros de xadrez e tábuas para pizza.
A verdadeira dificuldade é achar motivos para não redecorar a casa toda com os artigos em pedra sabão.
Além de duráveis, eles são muito bem trabalhados. A delicadeza das esculturas é incrível tendo em vista a dureza que a pedra tem. “Não é fácil esculpir esse tipo de material, mas quando você vê a arte pronta, tudo vale à pena”, comenta José Carlos Pires, conhecido como Caio entre os amigos, feirante há 12 anos.
Em sua banca, uma das primeiras a se ver da rua, Caio me mostra milhares de trabalhos diferentes. São cinzeiros, porta joias, estátuas e vasos para flores com mandalas coloridas esculpidas na superfície hipnotizante da pedra sabão.
Caio é um feirante experiente
A feira de pedra sabão em Ouro Preto: um verdadeiro patrimônio
Os artigos da feira de pedra sabão em Ouro Preto comumente são exportados e tem um grande peso na economia do município. Esse tipo de trabalho está na cidade há muito tempo e leva o nome de várias gerações de ouro-pretanos.
Alguns dos artesãos tem mais de 30 anos de feira. E, por mais que não se saiba exatamente quando ela foi criada, o papo que circula é que tem mais de 50 anos.
Antes da feirinha como a conhecemos, o Largo do Coimbra havia sido um espaço precário de comercialização. Era uma estrutura de madeira e palha onde os habitantes expunham seus produtos.
Esse espaço cedeu lugar a uma construção neoclássica que alguns relatos dizem ter sido justamente essa característica o motivo de sua demolição na década de 40. Ela não combinava com o modelo arquitetônico barroco do entorno, então foi removida deixando o lugar em aberto.
A feira de pedra sabão em Ouro Preto funciona todos os dias, das 8h às 19h, faça sol ou chuva. Você não pode deixar de visita-la, é um cartão postal que vai te fascinar e, com certeza, te dar boas lembranças.
E não deixe de entrar em nossa LISTA VIP, deixando seu e-mail. Dessa forma, podemos enviar as matérias mais quentes!
E compartilhe este texto com seus amigos que adoram decoração. É a cara deles, não acha? Até mais!