Em um primeiro momento, o prédio da Câmara de Mariana impacta o turista. Pela imponência e beleza da arquitetura. Toda em alvenaria, com guarnição em pedra lavrada, destaca-se no alto da Praça Minas Gerais, no Centro Histórico da cidade.
Tombado em 1949, o prédio tem importância histórica, artística e cultural. Construído para abrigar a Câmara e a Cadeia de Mariana, demorou 30 anos para ser edificado.
E desde 1798, abriga a história da cidade. É impossível ir a Mariana e não conhecer a Casa da Câmara. Ao entrar no prédio, subindo a escadaria de forte simbologia histórica, o visitante tem a impressão de que voltou ao passado. Das sacadas, a vista é privilegiada.
A Casa da Câmara divide a praça com as igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo. Nos fundos fica a capela do Senhor dos Passos, construída em 1793. À sua frente o Pelourinho e pelo menos três séculos de história. E remete aos períodos áureos do Brasil.
Como chegar a Câmara de Mariana
É fácil chegar à Casa da Câmara em Mariana. O prédio fica no Centro Histórico da cidade, na Praça Minas Gerais. É só subir a ladeira a partir do Terminal Rodoviário de Mariana. O ingresso é gratuito.
O que você vai ver
Ao entrar na Casa da Câmara de Mariana, o visitante tem a impressão de que entrou num cenário de novela de época. O prédio conserva grande parte de sua estrutura básica.
Seis janelões no andar superior, guardam o portal da entrada que é anunciada por uma escadaria em quatro lances. As escadas são fechadas por parapeitos maciços e corrimão de pedra-sabão.
Acima do portal, o brasão imperial. Os janelões, com molduras curvas e balcões de pedra, têm parapeitos de ferro. Os elementos decorativos da fachada são de pedra-sabão azulada.
A construção tem dois pavimentos. O térreo tem piso em lajes e paredes espessas e é dividido em três compartimentos. É onde funcionava a cadeia e ainda possui as grades e os cadeados da época. Esse pavimento é separado por arcos em três divisões. Separava os presos da época entre homens brancos, negros e mulheres.
O segundo pavimento possui três salões. O piso é de tábuas largas e a área dividida em três salões na frente e cinco salas no fundo. É onde funcionavam os serviços da Câmara. Atualmente é utilizado pela parte administrativa da atual Câmara e o plenário onde se realizam as reuniões.
Nesta parte, o assoalho ainda é original em grande parte. Do mobiliário original pouco resta. No entanto ainda é possível ver quadros de monarcas da época nas paredes centenárias.
Importância histórica
A importância histórica da casa da Câmara de Mariana vai além da data da edificação. A Câmara foi fundada em 04 de julho 1711. Funcionou, provisoriamente, na casa do primeiro Juiz da Câmara, Pedro Frasão. A instituição já contava quase três décadas de existência quando o prédio começou a ser construído, em 1768. Sua construção ficou sob a responsabilidade do mestre José Pereira Arouca. Trinta anos depois a obra foi concluída. Passando a abrigar a cadeia e a Câmara que, na época, reunia todos os poderes constituídos. É a única Câmara do país que funciona até hoje no mesmo prédio construído para abrigá-la.