Aprecie a Rua Direita em Ouro Preto

rua direita em ouro preto de cima
O céu de Ouro Preto é maravilhoso. E ainda mais quando se vê da Rua Direita.

Fotos de Samara Araújo

É fácil reconhecer uma cidade histórica. Igrejas, monumentos museus, ruas… Ruas? É isso mesmo! Algumas cidades de Minas Gerais têm como atração cultural e histórica, uma rua. É justamente na rua que reside o espírito histórico dessas cidades. É o caso da Rua Direita em Ouro Preto, que guarda a tradição e a história da cidade desde que foi fundada em 1711.

Era comum, na época, que a primeira rua das vilas fosse chamada Rua Direita. Assim aconteceu em Sabará, Mariana, Tiradentes e também em Ouro Preto. Bem no início da fundação da vila, era nessa rua que residia a nobreza.

As famílias mais abastadas, instalavam-se próximo ao centro comercial, às igrejas e praças. Algumas dessas cidades guardam até o hoje o nome original da rua.

Um pouco mais sobre a Rua Direita em Ouro Preto

rua direita em ouro preto

É impossível ir a Ouro Preto sem passar pela Rua Direita. Começando na Praça Tiradentes, onde fica o museu da inconfidência, desce até o cinema.

É também chamada rua Conde de Bobadela e uma das principais ruas de Ouro Preto. Com seus casarões antigos com linhas do tempo perfeitamente preservadas, é uma verdadeira viagem ao passado.

O que você pode esperar de uma visita à Rua Direita em Ouro Preto

rua direita em ouro preto de baixo

Disposta ao longo da via, como uma extensa e íngreme linha do tempo, está a história da cidade.

Fundem-se nela passado e futuro, em uma profusão de cores e sons que saltam aos olhos do visitante. A impressão que se tem é que o tempo parou na Rua Direita. Escorregadia a rua é calçada com pedras estilo pé de moleque e emoldurada por um passeio (sim, é assim que a gente chama as calçadas em Minas) estreito, de pedra sabão.

Ao longo dela, construções centenárias exibem portas em arco e sacadas de todas as cores. Telhados coloniais assistem silenciosos ao passar do tempo.

Mas, engana-se o visitante com os ares históricos do ambiente.

A Rua Direita tem vida. É só esperar um pouco que já se ouve o murmurinho nascendo do granito amaciado pelo tempo. A alegria saúda quem se arrisca a subir a ladeira lisa.

Ela aponta em cada uma das inúmeras vendinhas de artesanato ou doces, encravadas nos paredões das casas.

Se pendura nos grandes janelões do casario ou nas portinhas tímidas que escondem aconchego e sabor mineiros. Mora nas pousadas que recebem tão bem e nos cafés onde se para um dedo de prosa.

Potencial turístico da Rua Direita

Na Rua Direita em Ouro Preto se mistura uma infinidade de atrações. É fácil sair de uma lojinha, onde se vendem pequenas lembranças da cidade, e entrar numa fina joalheira.

E tanto se pode almoçar em um restaurante sofisticado, como em um fast food popular. Tudo isso sem nem precisar mudar de calçada.

À noite, a Rua Direita de Ouro Preto ferve. O passado fica do alto observando, os sons es músicas do presente. Além de contar com cafés, bares e restaurantes badalados, a rua é palco dos eventos mais agitados da cidade. As pousadas de estudantes, presentes em toda a rua trazem ainda mais alegria e descontração para o ambiente.

Esse alarido pode até contrastar, mas não se opõe ao aconchego que a Rua Direita oferece. Pousadas, hostels, cafés e restaurantes abrem suas portas à moda mineira em toda Ouro Preto.

E aquecem quem chega de longe. Lá dentro o relógio parece parar. Isso porque a Rua Direita tem um tempo próprio. O tempo inimitável dos mineiros.

E se gostou deste conteúdo, feito com muito carinho, não deixe de compartilhar com quem você pretende conhecer a Rua Direita. Os botõezinhos do Facebook e do WhatsApp estão aí para isso mesmo. Não precisa ter receio de utilizá-los. E aproveite também para se inscrever em nossa lista VIP e para entrar em nosso grupo no Facebook, para receber conteúdos exclusivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *