Cidades históricas no Rio Grande do Sul: quantas você conhece? De quais você conhece a história?
Se o que você conhece do Rio Grande do Sul está ligado apenas às batalhas travadas durante sua colonização, você sabe muito pouco.
Se suas referências desse estado são a Revolução Farroupilha, Giuseppe e Anita Garibaldi, ou Bento Gonçalves, está na hora de se movimentar.
Neste artigo vamos te dar pelo menos 4 motivos para visitar o Rio Grande do Sul!
Continue lendo!
Conheça o Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul é um estado sensacional. As belas cidades, as praias e as festas, fazem desse estado um lugar que vale a pena visitar. Sem contar a gastronomia e a cultura diferenciada.
Estima-se que o estado receba 2,0 milhões de turistas por ano.
Fala-se muito das praias, das serrar e das vinícolas gaúchas.
Mas os monumentos históricos são uma atração à parte.
Por isso, listamos aqui 4 cidades que vão fazer você querer visitar o Rio Grande do Sul. Confira!
Cidades históricas no Rio Grande do Sul
1. São Miguel das Missões
Fotógrafo: Rafael C. Beltrame • Licença: (CC 4.0)
Com apenas 7.500 habitantes e localizada a 470 km de Porto Alegre, a cidade preserva pelo menos 4 séculos de história. O destaque é o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, onde estão as ruínas jesuítas, declaradas Patrimônio Mundial, em 1983, pela UNESCO. Lá se encontra ainda o Museu das Missões, que abriga estátuas de imagens sacras feitas pelos índios da tribo Guarani.
2. Pelotas
Fotógrafo: Marcio Souza Duarte • Licença: (CC 4.0)
Famosa por ter sido cenário da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, exibida pela Rede Globo em 2003, Pelotas é a terceira maior cidade do Rio Grande do Sul.
Conta com um conjunto histórico formado por edifícios e monumentos que datam do início do século XVIII, como a Charqueada São João que fazem parte do Patrimônio Cultural Brasileiro.
3. Antônio Prado
Fotógrafa: Evelyn Ema Postali • Licença: (CC 4.0)
A cidade possui a maior arquitetura urbana em madeira do Brasil, com casas de madeira erguidas pelos imigrantes italianos no final do século XIX e início do século XX. É considerado o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à imigração italiana no Brasil.
4. Porto Alegre
Fotógrafa: Kátia Goretti Dias Vazzoller • Licença: (CC 2.0) O Centro Histórico da capital do estado é uma referência histórica e cultural da cidade. Datados da época da formação da cidade, edifícios, igrejas, sedes do governo, palácio da justiça, mercado público, praças e espaços culturais dividem o espaço, compondo o patrimônio histórico da cidade.