Vista de Taubaté
Taubaté

O turismo histórico e religioso de Taubaté

Vista de Taubaté
O interior de São Paulo é belíssimo!

Fotógrafo: Chaval BrasilLicença: CC-BY-SA-2.0

Taubaté, além de ser um reduto cultural no Vale do Paraíba, apresenta diversos lugares que atraem pessoas interessadas em turismo religioso e histórico. Na cidade encontram-se pontos turísticos como o Santuário Santa Terezinha, que é considerado uma das mais belas igrejas brasileiras. Na Rua Imaculada Conceição concentram-se os artesões locais.

Vamos conhecer mais sobre esses e outros pontos turísticos da cidade?

Santuário Santa Terezinha

Taubate - Igreja de Santa Teresinha

Fotógrafo: Luciano R Dinamarco • Licença: CC-BY-3.0

Famoso pela beleza, levantado em estilo neogótico, o Santuário é o primeiro erguido no mundo em homenagem a Santa Terezinha.

O santuário foi erguido em 1923 por iniciativa do bispo Nunes de Ávila e Silva, que divulgou na região de Taubaté a doutrina e a vida da Irmã Tereza do Menino Jesus.

Isso iniciou junto à comunidade um movimento para erguer uma capela em honra a Santa, no Asilo Largo da Cadeia. Com o grande arremate de doações, a ideia de construir uma simples capela deu lugar à construção de um magnífico santuário.

Cristo Redentor

foto do Cristo Redentor em Taubaté

Fotógrafo: Lucas H. R. Ataide • CC 3.0

Com 23 metros de altura, a estátua do Cristo Redentor foi inaugurada no dia 31 de março de 1956. Isso ocorreu a partir da ideia de se erguer um monumento na cidade. E muitas foram as sugestões para a escultura.

Para realizar a obra, foi chamado o escultor Octaviano Papaiz, que implantou a ideia da Construção de um Cristo semelhante ao do Corcovado, que estava disponível em seu ateliê. A estátua foi instalada no ponto mais alto da cidade e, desde então, é um dos principais pontos turísticos de Taubaté, devido à sua altura.

Para se ter uma ideia, a imagem tem apenas 7 metros a menos que Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Em Taubaté, a localização da imensa estátua é privilegiada, proporcionando uma vista geral da cidade e de parte do Vale do Paraíba. Ao fundo, pode-se ver a Serra da Mantiqueira e a Garganta do Piracangaguá.

Capela Nossa Senhora do Pilar

A capela Nossa Senhora do Pilar data de 1748. Erguida em taipa de pilão, é uma das poucas relíquias da arquitetura colonial no Estado de São Paulo ainda existentes. O edifício religioso possui uma obra arquitetônica tradicional do barroco. A capela manteve sua função religiosa até 1950, mas devido às más condições de conservação, passou a ser utilizada apenas eventualmente, para exposições e outras programações religiosas.

Estação Ferroviária

A Estrada de Ferro Central do Brasil – Estação Taubaté foi inaugurada em meados do século XIX. A obra ocorreu para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro.

A estação, onde embarcavam e desembarcavam passageiros, também funcionava como carga e descarga de produtos, principalmente o café, na época de ouro do Ciclo do Café no Brasil. Ali também foi palco de recepção de muitas pessoas famosas e importantes, como o presidente Getúlio Vargas, que já foi recepcionado na Estação Taubaté.

O prédio ficou fechado ao público por 36 anos e abandonado desde 1998 quando encerrou suas atividades comerciais. Porém, em 2017, o espaço foi restaurado e aberto ao público como Estação do Conhecimento – Educação, Cultura e Turismo.

Rua Imaculada Conceição

A Rua Imaculada Conceição é uma das mais conhecidas de Taubaté. Todo mês de agosto, o local recebe a Festa do Folclore, que acontece há quase 60 anos.

O festejo conta com cortejos de maracatu, capoeira e folia de reis. Situado numa colina ao sul da cidade, a rua também é conhecida pelo artesanato popular executado pelos figureiros. Esses artistas, conhecidos pela autenticidade na criação de arte popular, podem ser vistos em plena atividade nas travessas e casas da famosa rua…

Tags : carrossel

The author: Eugene Francklin


Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454