Turismo no Nordeste. Poucas palavras que nos remetem ao mar, ao vento, e às famosas, mais belas e frequentadas, praias do Brasil. Mas é apenas isso que o Nordeste tem como atração turística?
Aqui, você vai descobrir que não é bem assim. Ao contrário, a riqueza histórico-cultural das cidades históricas do Nordeste do nosso país não é, muitas vezes, o primeiro motivo das viagens para estes locais, mas passou a ser melhor valorizada.
Sugestão de cidades históricas do Nordeste
1. Alagoas
Piranhas, em Alagoas
Fotógrafo: Patano • Licença: CC-BY-SA-3.0
Em Alagoas, as cidades de Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas convidam o turista para uma experiência histórica. A arquitetura, os casarios e as ruas estreitas revelam as marcas do passado colonial e rico da região.
2. Bahia
Igreja de São Francisco em Salvador, Bahia
Foto: GLandovsky • Licença: CC-BY-SA-4.0
A Bahia é o berço do Brasil e, portanto, reúne muitos acontecimentos, monumentos, construções, museus e vários prédios históricos. O centro histórico de Salvador e a Costa do Descobrimento foram reconhecidos também pela Unesco como Patrimônio Mundial e a Capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
3. Ceará
Dentre as cidades históricas do Nordeste, Sobral se destaca no Ceará
Foto: GLandovsky • Licença: CC-BY-SA-4.0
O Ceará tem quatro cidades históricas: Aracati, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará. Traços belíssimos e bem conservados da história das cidades, do estado e do país.
4. Maranhão
Convento de Nossa Senhora das Mercês, no Maranhão
Fotógrafo: Lyssuel Calvet • Licença: CC-BY-2.0
Alcântara, no Maranhão, dispensa apresentação quando o assunto é patrimônio histórico. Uma das cidades mais lindas em termos arquitetônicos do período Brasil-Colônia ainda preserva muitos dos casarios. Há ainda São Luiz, com arquitetura francesa.
5. Paraíba
João Pessoa, na Paraíba, é destaque nacional no turismo.
Fotógrafa: Delma Paz • Licença: cc-by-2.0
Quem disse que na Paraíba, João Pessoa só tem praia bonita, se enganou. Tudo bem que acertou que tem belas praias, mas a capital paraibana também tem um belo conjunto arquitetônico.
6. Pernambuco
Olinda é destaque em Pernambuco
Fotógrafo: MJHansen • CC-BY-SA-4.0
Recife, Olinda e Igarassu fazem o triângulo histórico de Pernambuco. As três cidades ficam bem próximas e abrigam grande patrimônio.
7. Piauí
Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Oeiras.
Foto: GLandovsky • Licença: CC-BY-SA-4.0
Já no Piauí, as cidades de Oeiras, Parnaíba e Piracuruca são que possuem patrimônio histórico tombado pelo Iphan.
8. Rio Grande do Norte
Forte dos Reis Magos, em Natal, Rio Grande do Norte
Foto: DlauriniJr • Licença: CC-BY-SA-4.0
O Rio Grande do Norte não fica fora do conjunto patrimonial tombado do Nordeste. Natal, sua capital, abriga a Fortaleza dos Reis Magos, construído entre 1598 e 1630, na margem do rio Potengi.
9. Sergipe
Museu histórico de Sergipe é uma das fortes representações arquitetonicas do passado colonial no Estado
Foto: Governo de Sergipe • Licença: CC-BY-SA-2.0
Sergipe tem duas cidades com incríveis tesouros nacionais. A dupla dinâmica é Laranjeiras e São Cristóvão. E estes são apenas alguns dos muitos outros destinos belíssimos e riquíssimos culturalmente.