Guaratinguetá

José Carlos Flor, autor, lança livro poético em grande estilo na cidade de Guaratinguetá

imagem: Público comparece fortemente para prestigiar

Guaratinguetá, terra de Frei Galvão, cidade do interior de São Paulo, foi palco do lançamento do livro, Poetando a Vida, de José Carlos Flor. O autor é um célebre artista regional e cativa a todos com seu jeito poético, tranquilo e sorridente de levar a vida. Por conta disso, o salão do Museu Conselheiro Rodrigues Alves ficou lotado para a apreciação do primeiro lançamento da obra – haverão outros em breve.

Na ocasião, estiveram presentes várias pessoas e entidades relacionadas à cultura, como a Secretaria de Cultura, Sociedades Literárias e movimentos sociais ligados à arte.

Dessa forma, o lançamento de Poetando a Vida se revelou como um evento literário com a capacidade de agregação de vários setores artísticos e sociais.

Por que um livro de poesia?

Poetando a Vida - Jose Carlos Flor

Fotos: Fábio Seletti

Questionado sobre o porquê do lançamento de uma obra poética, Flor explica que “em uma época tão dura, em que as pessoas estão tão distantes, a poesia, que é lúdica, tem o poder de aproximá-las”, contempla.

Nessas aproximações, o autor, que também é professor, lançou o livro de poesias porque enxerga no formato literário “uma abertura para entrar em contato com a juventude”. Segundo o escritor, através da poesia, houve oportunidades de “despertamento e de perda de timidez” entre alunos seus, que se tornaram talentos revelados.

A revelação de talentos por meio da poesia

imagem de Andressa, ex-aluna de Flor
Andressa, ex-aluna de Flor, participa do evento, lendo poemas de seu professor

O despertamento de jovens, que Seu Flor, como é conhecido na cidade, proporcionou ocorreu de várias maneiras.

Dentre elas, por meio do ensino de práticas artísticas em projetos culturais, como música, dança e poesia.

Uma de suas ex-alunas, que o acompanha desde os 12, é Andressa Abel, que reconhece no autor alguém que a ajudou a encontrar sua vocação profissional.

De acordo com Andressa, quando começou seus estudos, era “muito tímida”, e que “sempre ficava no cantinho”. Mas Flor lhe “apresentou tudo que sabia sobre a parte artística”.

Hoje, a ex-aluna tem “contrato com agências grandes” e participa de eventos. Ainda de acordo com a modelo – é esta a carreira que segue hoje – foi o autor que lhe “apresentou a poesia e que viu potencial artístico” nela.

E Andressa não foi a única beneficiada: “tenho amigas que fazem parte de companhias grandes que saíram do projeto dele”, relata.

A reunião de artistas e amigos da arte

imagem: Sociedades literárias e artistas compareceram a cerimônia de lançamento
Sociedades literárias e artistas compareceram a cerimônia de lançamento

A sociedade artística da cidade e região compareceu em peso no lançamento. Dentre os presentes, Apollo Magno, que é proponente cultural no município, comenta que “acha muito rico” esse tipo de momento, “não somente para o José Carlos, mas para a cidade”, explica.

Para o artista guaratinguetaense, o lançamento de José Carlos Flor não é um movimento isolado, porque “muitos autores estão lançando livros na cidade, o que confirma o florescer da literatura no município” afirma.

Além disso, relatou que “Guaratingueta está tendo uma boa renovação na literatura. Tiago Feijó (autor da cidade) ganhou um prêmio nacional em Fortaleza e recentemente é finalista do Prêmio São Paulo de Literatura”, relata.

Também comentou que “a Penalux (uma editora da cidade de Guaratinguetá) lançou mais de 50 autores nacionais e alguns estrangeiros. E esse ano um dos autores é finalista do Jabuti”, comemora.

imagem: Apresentação do livro
Jose Flor – Poetando a Vida

União de artistas regionais

Imagem de: Apollo Magno e Jose Flor
Artistas locais e regionais compareceram em peso no evento

Robson Hasmann, que também é autor na cidade e que esteve presente no evento entende que o lançamento de um livro “é, sem duvida, uma conquista uma realização pessoal”, esclarece.

Além disso, Hasmann entende que hoje, no Vale do Paraíba,  há “contexto de renovação cultural: a região toda”.

E reforça a importância do lançamento de livros de poesias, porque “poesia é sempre pouco lida e poucos livros são vendidos”. Logo, devido a raridade de autores no gênero, “para a cidade é uma grande conquista”.

E de Roseira, cidade vizinha, compareceu o casal, Daniela Pereira e Carlos Valim. Para ambos, “a forma como nos expressamos é tendo contato com o outro. José Carlos tem um contato com o outro muito profundo e isso nos contagia enquanto cidadãos que precisam movimentar a cultura”, exclamam.

Também comentaram sobre a necessidade de “interconexão” entre os artistas dos municípios que fazem parte do Vale do Paraíba. “Aqui surgirão artistas e a necessidade deles se comunicarem é evidente. É preciso que aconteça isso para que haja fortalecimento no Vale do Paraíba no movimento artístico”, proclamam.

A presença da família

imagem: Jose Carlos Flor e Aline (filha)
A presença da família foi imprescindível no evento

A família de Carlos Flor também esteve presente em massa no evento. Dentre eles, uma de suas filhas, Aline da Cruz.

Aline, acompanha o pai enquanto filha e leitora e admira a força de vontade de José Carlos Flor. “Significa uma motivação de fé, de sensibilidade dele. Porque nunca deixou de acreditar que esse sonho se realizaria”, mencionando a superação de dificuldades para a execução e vivência de trabalhos artísticos.

Além disso, vê o pai como grande realizador: “nunca desistiu. É uma coisa que motiva a família inteira”, exclama.

E comemora o fato do lançamento ser realizado em um espaço do município: “Enquanto filha, é muito importante ter ganho esse campo na cidade, porque ele nasceu aqui”.

E se você se interessou pela trabalho e obra, pode entrar em contato com o autor pelo número: (12) 997838415. Ou ainda, por meio da Editora Autografia.

imagem: Livro: Poetando a Vida, de Jose Carlos Flor
Livro: Poetando a Vida, de Jose Carlos Flor
Tags : carrossel

The author: Fábio Seletti

Jornalista por formação. Empresário de profissão. Paulista de nascimento. Mineiro de coração.

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454