A menos de 200 km de São Paulo, o Vale do Paraíba é uma região privilegiada que fica entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. A região, possui um rico circuito histórico que conta uma gloriosa parte da história do Brasil: o ciclo do café. Época de muitas riquezas provenientes do “ouro negro”, como era chamado. O Circuito Histórico do Vale do Paraíbeo é composto por seis municípios: Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras.
Como essas cidades possuem diversos atrativos que merecem ser destacados, vamos apresenta-las de duas a duas, para que você conheça mais a fundo seus encantos e belezas. E neste post, te apresentamos as cidades de Arapeí e Areias. Embarque nessa viagem!
Arapeí
A cidade de Arapeí teve sua origem ainda na época das Capitanias Hereditárias. Nasceu da distribuição de terras feita pela colônia para povoar o Caminho Novo da Estrada Real. Caminho construído em 1783 para escoar a produção do Brasil colônia para os portos no Rio de Janeiro. O povoado, que até então era chamado de Alambari, atingiu seu apogeu durante o ciclo cafeeiro, época na qual teve participação relevante na região.
Passada a época de glórias, Arapeí soube preservar sua arquitetura e seu jeito adorável de cidade do interior. A cidade permanece viva com sua beleza natural e arquitetura preservada. Com isto, desenvolveu seu grande potencial turístico.
Há muitos pontos turísticos em Arapeí como as caminhadas ecológicas, banhos em cachoeiras no Balneário Monte Alegre, na Fazenda São Luiz e na Fazenda Loanda, as trilhas da Fazenda Caxambu, a Floresta do Pinho, a Pedra do Pão de Açúcar de São Paulo e a Serra da Glória com as suas exuberantes cachoeiras e cascatas.
Dentre esses pontos turísticos, o destaque vai para a Caverna Alambary. O local, localizado na Serra da Bocaína, possui lindas piscinas naturais, e contam as estórias locais que foi abrigo para piratas e bandeirantes, que em tempos passados andavam pela região em busca de ouro e fortuna. Na caverna, um grande córrego de águas cristalinas percorre o local, que apresenta ainda estalactites e estagmitites por toda parte dando a beleza do lugar.
Vale também destacar a festa de Santa Maria Goretti, uma tradicional comemoração dos moradores locais, que é realizada sempre no mês de agosto e promove uma festa linda!
Areias
Fotógrafo: Halley Pacheco de Oliveira • CC-BY-SA-3.0
O povoado nasceu sob a alcunha de Santana da Paraíba Nova, tornando-se vila em 1816. Ao passar para a categoria de Vila, o povoado foi rebatizado de São Miguel das Areias, em homenagem ao príncipe D. Miguel, filho de D. João VI.
Alguns anos depois, em 1857, a pequena vila tornou-se cidade e foi a pioneira na plantação de café na região do Vale do Paraíba.
A cidade é muito hospitaleira, e guarda relíquias que marcaram o passado próspero dos tempos do ouro e do café.
Fotógrafa: Nathália Ribeiro
Na cidade podemos encontrar várias construções antigas. Muitas delas merecem destaque por sua importância histórica. Como a Capela da Boa Morte, que tem sua construção datada os meados do século XVIII. A igreja foi registrada em desenho por Jean Baptiste Debret em sua viagem ao Brasil, onde documentou as arquiteturas de várias igrejas e capelas.
Outro ponto muito valioso da cidade é o Hotel Solar Imperial, edifício colonial erguido em 1978, que serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual iria proclamar a Independência do Brasil. Outro destaque vai para a Casa da Cultura, um belo e antigo casarão construído e 1833 para abrigar a Câmara dos Vereadores e a Cadeia Pública. Hoje, o local expõe ser vasto acervo de marcos históricos do nosso país.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre Arapeí e Areias, leia os post Conheça o circuito histórico do Vale do Paraíba – Bananal e Queluz! e Conheça o circuito histórico do Vale do Paraíba – São José do Barreiro e Silveiras! para descobrir todas as maravilhas desse circuito histórico paulista!
Fotógrafa: Nathália Ribeiro