Diamantina é uma cidade bela e rica de história e encantos, tanto que já a descrevemos no último texto e ainda temos muito o que falar sobre ela. Suas ruas, por exemplo, não deixam nada a desejar. E entre elas, a Rua da Quitanda em Diamantina tem o seu charme especial.
A Rua da Quitanda em Diamantina está exatamente no Centro Histórico e sua característica principal é o conjunto de bares.
Os barzinhos dessa rua são cercados pelos casarões históricos. As mesinhas ficam na calçada e no meio da rua.
Lá, turistas, diamantinenses e estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM se encontram como ponto certo de diversão da cidade. Principalmente aos fins de semana.
Fotógrafo: Josue Marinho • Licença (CC BY 3.0)
Característica mais interessante da Rua
Um dos eventos mais tradicionais, belos e autênticos da cidade e de Minas Gerais é a famosa Vesperata.
É um evento em que uma banda composta por jovens músicos da cidade e pelo 3º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais toca para quem está nas calçadas.
A banda toca sonatas, boleros, sambas, marchas e até MPB dois sábados por mês, de março a outubro.
Os músicos se posicionam nas sacadas dos casarões históricos e exatamente na Rua da Quitanda.
Os maestros regem a banda ali, no meio do público mesmo, que tem o privilégio de assistir a esse espetáculo das mesinhas ao ar livre.
Tudo isso com a vantagem de saborear um vinho, uma cerveja gelada e deliciosos tira-gostos.
Outra curiosidade é que a Vesperata foi o evento com o qual Diamantina conseguiu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Totalmente merecido!
Aproveite para conferir mais sobre o belo evento nesta matéria:
LINK PARA O VÍDEO: https://youtu.be/jwr-LYmGb_8
Principais bares da Rua da Quitanda em Diamantina
Você pode encontrar na Rua da Quitanda, variados barzinhos e restaurantes que servem comida mineira, como variados petiscos e bebidas. Alguns deles são:
- Butiquim da Quitanda;
- Casa Blanca Café;
- Pastel e Cia;
- Esquina da Quitanda;
- Café a Baiúca;
Há outros restaurantes e barzinhos que valem muito à pena conhecer na Rua Beco do Mota, Rua Direita e outras próximas à Rua da Quitanda. Você pode aproveitar para visitá-los também.
Espero que você aproveite bastante o turismo por Diamantina e que esse texto o ajude a ter ainda mais vontade de conhecer uma das mais importantes cidades históricas do país.
Ainda mais agora, que você já sabe que a Rua da Quitanda em Diamantina é local de passagem obrigatória!
E não deixe de compartilhar este post. Um ótimo passeio!