romprimento de barragem em mariana 1
Mariana

Dois anos após rompimento de barragem, Mariana continua viva e linda

A primeira cidade e capital de Minas Gerais tem 321 anos de história. E a todo esse tempo transborda cultura, beleza e riqueza de todos os tipos. E há dois anos, exatamente no dia 5 de novembro de 2015, os olhares do mundo todo se voltaram para Mariana. Houve um rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues.

A dramática ocasião resultou na destruição total do distrito, em um dano ambiental incalculável, em 19 mortes e milhares de desabrigados.

Logo, Mariana não foi mais lembrada por ter sido palco da Inconfidência Mineira ou por realizar o Festival da Vida e de Inverno há tantos anos.

Também não foi rememorada por abrigar o único órgão da linha Schnitger fora da Europa.

Além disso, esqueceu-se que a Primaz  abriga casarões lindíssimos, um belo Jardim onde a cidade inteira se reúne e nem por possuir a terceira igreja mais rica do Brasil, a Catedral de Nossa Senhora de Assunção, nossa igreja Matriz.

Dessa vez, Mariana ficou no foco de todo o mundo por ter sido palco da maior tragédia ambiental do Brasil, um rompimento de barragem da Empresa Samarco.

romprimento de barragem em mariana 1

Foto: Samuel Consentino • Prefeitura de Mariana

Rompimento de barragem e o erro jornalístico

E aumentando o impacto da tragédia, infelizmente, o rompimento de barragem foi noticiado como se Mariana fora varrida do mapa.

Da forma como se noticiou o rompimento de barragem, muitos pensaram que Mariana foi encoberta pela lama.

Esse erro noticioso grave favoreceu, involuntariamente, uma considerável queda no turismo.

rompimento de barragem em mariana 2

Foto: Samuel Consentino • Prefeitura de Mariana

Bento está sendo reconstruído

Infelizmente, a tragédia destruiu o distrito de Bento Rodrigues e mudou a vida de muitas pessoas na cidade. Mas há vários projetos em Mariana que buscam ajudar essas pessoas. E o distrito está em reconstrução.

Dessa forma, é possível movimentar o turismo local e a economia da primaz de Minas novamente.

As iniciativas

Um desses projetos se chama #MarianaContinuaLinda, criado pelos marianenses Arlindo José da Silva e sua esposa Eliane Aparecida da Silva.

O intuito é divulgar a cidade e mostrar que Mariana continua de pé. 

Mariana está com todos os seus patrimônios históricos e belezas naturais prontos para receber os turistas.

Então, apoie essa causa e divulgue também a nossa cidade para seus amigos e conhecidos que moram longe, através de suas redes sociais, enaltecendo as paisagens históricas da nossa cidade que possui o título de Monumento Nacional.

Nós também ainda iremos postar muitas curiosidades e histórias de Mariana, assim será uma bela forma de preservar a nossa cidade e fazer com que o mundo inteiro possa se interessar e vir conhecer a nossa cultura e grandiosa história.

E não deixe de se cadastrar em nossa LISTAVIP e de compartilhar esse texto para demonstrar a todos que Mariana continua em pé e de braços abertos para receber seus queridos turistas.

Gabriela Pinheiro

Professora que se encantou pelo caminho das palavras e das imagens e usa os seus dons para cultivar o turismo em nossas maravilhosas cidades históricas.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *