Foto do Museu da Música Mariana
Mariana

Visite o Museu da Música em Mariana

A cidade de Mariana é conhecida por suas muitas igrejas e construções históricas. E entre todas essas obras arquitetônicas há uma muito especial, que é um pouco diferente e única: o Museu da Música de Mariana.

Pra começar a dizer o quão bacana é o Museu da música, ele está instalado no famoso Palácio dos Bispos, construção do Século XVIII, que funcionou como seminário e residência episcopal. O Palácio conta com a casa, um jardim e até com um item especial, a fonte da samaritana, esculpida pelo famoso Aleijadinho em 1802.

Junto do Palácio dos Bispos, também se encontra o Centro Cultural Dom Frei Manoel da Cruz, onde são realizados diversos eventos sociais.

Foto do Museu da Música Mariana
O Museu da Música em Mariana é um local fantástico. Vale muito a pena conferir!

Fotógrafo: Paulo Castagna • Licença: CC-BY-SA-4.0

O que faz o Museu da Música ser tão especial

É o único acervo latino-americano de música sacra manuscrita do Brasil. Na instituição são preservadas partituras manuscritas ímpares, um órgão positivo, instrumentos musicais e outras singularidades que estão disponíveis à quem tiver por elas interesse.

É realmente um lugar bastante especial para quem se interessa pela música sacra e, até mesmo, aos leigos e curiosos sobre o assunto.

O museu também oferece uma série de eventos culturais, atividades acadêmicas, cursos de música e projetos sociais diversos. Para facilitar as realizações, há uma sala multimídia, microcomputadores, um grande salão e até o espaço ao ar livre pode ser utilizado.

Uma curiosidade sobre o Museu da Música

Os profissionais da instituição estão digitalizando o acervo para que estudiosos da música possam ter fácil acesso sem que precisem visitar o museu fisicamente. Logo, é uma forma muito bacana de levar a cultura musical a quem não tem condições materiais ou geográficas de ir a instituição.

O Museu da Música de Mariana também é aberto a doações de materiais relacionados à música sacra. O contato pode ser feito pelo telefone: (31) 3557-2778. Por este meio de contato também são fornecidas informações do museu.

O Museu da Música fica na Rua Cônego Amanda, seguindo a rua Dom Viçoso – logo depois do Jardim ( no sentido contrário ao Centro). Está aberto para visitação nos seguintes dias e horários:

Terça a Sexta-feira: 8:30h às 12:00h / 13:30h às 17:00h

Sábados: 8:30h às 12:00h

Angelo Sobrinho

Capixaba de nascimento, mas marianense de criação. Autor de um dos maiores blogs de aquarismo do Brasil e agora vem contar as histórias de Minas Gerais.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *