A Praça Tiradentes em Ouro Preto é um dos principais pontos de partida quando se estuda, quando se visita e quando se despede da Terra dos Inconfidentes.
A Praça Tiradentes é o coração da cidade. E por ela tudo circula. Sejam manifestações culturais, políticas ou aqueles que adoram passear por ela, já que é linda.
A Praça Tiradentes em Ouro Preto é o principal referencial turístico. É onde acontecem os principais eventos da Terra dos Inconfidentes. Por isso, confira:
Fotógrafo: Rossano Pio • Licença (CC BY-SA 4.0)
História da Praça Tiradentes
No século XVIII, até o ano de 1750, a praça era conhecida como Morro de Santa Quitéria e nela se iniciava a construção do belo conjunto arquitetônico que hoje cerca o lugar.
Na Praça, dois anos antes, já havia o novo Palácio dos Governadores, de Minas Gerais. Naquela época, a então Vila Rica, era a capital do nosso estado.
Já no século XIX, o nome da praça mudou para Praça da Independência, devido a um grande marco histórico da Inconfidência Mineira ter culminado ali: a exposição da cabeça de José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes.
A cabeça do inconfidente ficou exposta em um poste para que servisse de exemplo a quem se identificasse com seus ideais libertários.
Era uma demonstração de poder da Coroa Portuguesa, acima de tudo.
Em 1894, cinco anos após a Proclamação da República, a praça ganhou um monumento especial: a estátua de Tiradentes.
Este marco serviu como mudança definitiva do nome do local para Praça Tiradentes, em homenagem ao herói executado.
Duas curiosidades sobre a Praça Tiradentes em Ouro Preto
A primeira é que a estátua de Tiradentes foi construída no local em que a sua cabeça foi exposta.
A segunda curiosidade é que foi construída exatamente de costas para o antigo Palácio dos Governadores, hoje a Escola de Minas.
Afinal, é importante se lembrar que o Brasil havia se tornado independente a pouco tempo. Por conta disso, ainda havia ranço em relação ao governo português na época.
A Praça nos dias atuais
Hoje em dia, na Praça Tiradentes em Ouro Preto, funcionam os dois maiores e mais importantes acervos históricos e turísticos de Ouro Preto e dois dos maiores do Brasil.
Um deles é o Museu da Inconfidência, que é a antiga Casa da Câmara e Cadeia.
O outro é o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.
Este prédio é o antigo Palácio dos Governadores.
Também há um casario colonial chamado Conjunto Alpoim.
Esses prédios foram projetados pelo brigadeiro José Fernando Pinto Alpoim.
Nesse conjunto, destaca-se a casa que foi do último governador da Capitania de Minas Gerais no período colonial, Dom Manuel de Portugal e Castro.
Na parte de lazer e diversão, há alguns restaurantes e bares.
Dentre eles, destacam-se hamburgueria Pão e Queijo e a deliciosa choperia Chopp Real. Nela é possível sentar-senas mesinhas do lado de fora, ouvindo uma boa música ao vivo e degustando deliciosos petiscos e bebidas bem geladas.
Além disso, é possível assistir a realização de vários eventos culturais importantíssimos da cidade de Ouro Preto.
Dentre eles, o Festival de Inverno, Festival de Cinema, dentre muitos outros que são realizados na Praça Tiradentes em Ouro Preto.
Aproveite e valorize uma das mais importantes praças do Brasil!
Por isso, visite a Praça Tiradentes.
Visite Ouro Preto!
E compartilhe este post para que muitas pessoas conheçam sobre esta maravilhosa cidade!