o que fazer em sao jose do barreiro
Sensacional vista do por do sol, na Bocaina, em São José do Barreiro

Fotógrafo: Thomas Ilhabela • CC-BY-SA-4.0

São José do Barreiro é uma cidade tranquila, localizada no estado de São Paulo. É uma estância turística com turismo histórico representado pelas fazendas antigas, turismo gastronômico com pratos típicos e o mais procurado: o turismo ecológico com todas as paisagens que a natureza oferece.

Viver um pedacinho dessa tranquilidade não tem preço! Confira, então, o que fazer em São José do Barreiro para uma perfeita experiência de sossego do interior.

O que fazer em São José do Barreiro?

Visitar Fazendas históricas

Fazendas eram palco de desenvolvimento econômico devido a agricultura e pecuária. Nas fazendas em São José do Barreiro podemos encontrar o café como principal produto cultivado ( e onde tem café sabemos que tem história!). Têm as marcas da escravidão, do período Colonial e Imperial, e dentro do que se pode fazer na cidade de São José do Barreiro, encontramos essa pequena parte da história.

Fazenda Pau d’Alho

Essa fazenda, que começou a ser construída em 1817. Naquela época, era só mais uma fazenda comum com plantação de milho e arroz, mas acompanhou o crescimento econômico e se juntou aos processos do ciclo cafeeiro, e com a produção acelerada. No final do ano de 1858 tinha mais de 300 escravos no registro de atividades.

Essa fazenda tinha um diferencial na sua produção, pois além da água corrente abundante, os grãos eram colocados em um local limpo e próprio para secagem, longe da sujeira do terreno. Outro fato interessante é o estilo da construção, onde a senzala tinha um lugar de destaque e o jardim é repleto de símbolos maçônicos, do dono João Ferreira Guimarães, que tinha um relacionamento de paz com seus escravos, dando alqueires e pés de café após sua morte, além da liberdade para aqueles que se comportassem bem.

Fazenda São Francisco

A fazenda São Francisco nos coloca no lugar dos antigos senhores donos desse local, pois é repleta de objetos da época, móveis franceses e formas rústicas, além de atividades que recordam os tempos antigos, como passeio de charrete, pescaria, cavalgar a cavalo e pratos típicos da região. Conta também com uma loja onde o visitante pode levar uma lembrança para casa.

Igreja Matriz de São José

O que fazer em São José do Barreiro sem mostrar onde tudo começa em uma cidade? A capela é o marco inicial de uma vila, e não é diferente em São José do Barreiro. Começou a ser construída em 1839, mas seu término só foi anunciado em 1881. Dentro da igreja há os restos mortais dos fundadores da cidade, João Ferreira de Souza e sua esposa Maria Rosa de Jesus.

Em seu interior há a imagem de N.S. da Soledade, feita de madeira. Existe a história de um homem que furtou a lágrima de brilhante dessa imagem, e teve a mão seca, dias depois.

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Uma parte do parque só tem acesso pela cidade de São José do Barreiro, a parte da Serra, com muitas cachoeiras, picos e mirantes, com paisagens lindas da mata Atlântica e a fauna abundante como a preguiça de coleira, onça pintada e diversas espécies de aves.

Alguns dos atrativos famosos são: Pico dos Veados, o Pico da Bacia, cachoeira de Santo Izidro e a cachoeira das Posses. Alguns atrativos são de fácil acesso e outros, que são mais distantes, precisam de uma preparação maior. Algumas agências de turismo têm pacotes com os pontos mais procurados, porém com pernoite é necessário autorização na sede administrativa do PNSB, localizada na cidade.

Experimentar a Gastronomia local

Todo mundo precisa comer em algum momento da visitação, então por que ao invés de comer uma pizza habitual ou um lanche comum, não experimentar a gastronomia da cidade? O que fazer em São José do Barreiro sem experimentar essas delícias?

Comidas feitas no fogão à lenha, gosto caipira do interior, o caldo de legumes simples mas tão expressivo, além do pastel e da  canjica que pode ser salgada ou doce… e falando em doces a paçoquinha, os bolos e biscoitos caseiros satisfazem o paladar de qualquer pessoa. Para beber, um caldo de cana gelado, suco de frutas bem natural e claro, o café maravilhoso, que expressa essência da história local.

Bom, já deu pra entender que tem o que fazer em São José do barreiro. O mais importante é aproveitar cada detalhe com um olha curioso de turista, sempre respeitando a história da cidade e o presente, que é a natureza tão bela a ser apreciada.

Você merece essa viagem!

The author: Gisele Peixoto


Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454