As bandas em Mariana são um verdadeiro sucesso na cidade. E a grande prova disso é a grande concentração de fanfarras civis, a maior de Minas Gerais, chegando a onze.
E não se pode deixar de comentar que Mariana é o berço desse estilo musical no país, já que esse trabalho se iniciou em 1774. E, desde então, nunca parou.
E isso se desenrolou com a contínua criação de novas bandas. Fosse na sede do município, fosse nos distritos. E sempre com o intuito de levar a tradição dos mais velhos para os mais novos.
Ou seja, Mariana transpira música!
Portanto, nada mais relevante que trazer mais duas corporações musicais do município para o nosso papo de hoje.
Confira!
Fotógrafo: Pedro Ferreira • Prefeitura de Mariana
Bandas em Mariana: Corporação Sagrado Coração de Jesus
A Corporação Sagrado Coração de Jesus tem sua sede no distrito de Padre Viegas.
E esse distrito é um dos mais antigos de Mariana e, por muito tempo, a extração aurífera foi o principal recurso econômico do povoado. Até o momento em que o recurso se extinguiu.
O antigo nome do distrito, Sumidouro, teria inclusive relação com o desparecimento do metal precioso, “a sumida do ouro”. Ou ainda com sua abundância em determinado momento, “a suma do ouro”.
Fato é que a escassez do minério favoreceu o arrefecimento econômico do distrito. Com isso, o Colégio Sumidouro, que era a base educacional em Padre Viegas, foi extinto.
E isso estimulou movimentações por parte dos moradores, que procuraram compensar a perda do colégio com a criação da Corporação Sagrado Coração de Jesus. Isso ocorreu no dia 20 de junho de 1980.
A corporação, por sua vez, assumiu um importante papel educacional no local.
O prédio do antigo Colégio Sumidouro inclusive acabou servindo como sede da banda, onde ela se encontra até hoje.
E como a banda é algo presente na vida das crianças e dos adultos de Padre Viegas, ela influencia e é influenciada em vários setores.
Com as habilidades adquiridas no grupo musical, as crianças tendem a ser mais disciplinadas em sala de aula. Além disso, melhoram o convívio com pais e irmãos no seio familiar e se tornam melhores cidadãos na comunidade local.
E sem falar no estímulo à religiosidade, já que a fé foi um dos pilares nos quais a Corporação Sagrado Coração de Jesus foi criada.
E, certamente, a Corporação Sagrado Coração de Jesus é um dos entes mais festejados da comunidade de Padre Viegas.
Todos os anos no distrito, há uma festa anual para homenagear o grupo musical, além de outros festejos em Padre Viegas e na sede de Mariana que também são animados pela banda.
Bandas em Mariana: Corporação Musical de São Sebastião, de Bandeirantes
A Corporação Musical de São Sebastião foi fundada em 29 de setembro de 1868, época em que Bandeirantes ainda era um arraial.
E é uma banda de Mariana marcada por uma história conturbada. Em 1930, boa parte de seu acervo de instrumentos e partituras foi consumido em um incêndio.
Isso levou o grupo musical a inatividade por 20 anos, retomando os ensaios e apresentações no ano de 1950.
Porém, no ano de 1969, o maestro responsável pela corporação veio a falecer e não havia um substituto. Isso ocasionou mais um considerável período de inatividade da banda.
Mas a força da música foi mais forte. E o silêncio foi novamente dissipado em 1991 em Bandeirantes, para não mais voltar. E há vinte e seis anos a banda permanece firme em seu propósito, tocando o coração de toda Mariana.
Com isso, a Corporação São Sebastião chegou em 2017 aos seus 149 anos mais viva e presente do que nunca!
E que venham outros 150!Compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
Seus amigos merecem conhecer essas maravilha