bandas em Mariana
Mariana

Bandas em Mariana (Parte III)

As bandas em Mariana são um verdadeiro sucesso na cidade. E a grande prova disso é a grande concentração de fanfarras civis, a maior de Minas Gerais, chegando a onze.

E não se pode deixar de comentar que Mariana é o berço desse estilo musical no país, já que esse trabalho se iniciou em 1774.  E, desde então, nunca parou.

E isso se desenrolou com a contínua criação de novas bandas. Fosse na sede do município, fosse nos distritos. E sempre com o intuito de levar a tradição dos mais velhos para os mais novos.

Ou seja, Mariana transpira música!

Portanto, nada mais relevante que trazer mais duas corporações musicais do município para o nosso papo de hoje.

Confira!

bandas em Mariana
As bandas de Mariana são um verdadeiro diferencial no município

Fotógrafo: Pedro Ferreira • Prefeitura de Mariana

Bandas em Mariana: Corporação Sagrado Coração de Jesus

A Corporação Sagrado Coração de Jesus tem sua sede no distrito de Padre Viegas.

E esse distrito é um dos mais antigos de Mariana e, por muito tempo, a extração aurífera foi o principal recurso econômico do povoado. Até o momento em que o recurso se extinguiu.

O antigo nome do distrito, Sumidouro, teria inclusive relação com o desparecimento do metal precioso,  “a sumida do ouro”. Ou ainda com sua abundância em determinado momento, “a suma do ouro”.

Fato é que a escassez do minério favoreceu o arrefecimento econômico do distrito. Com isso, o Colégio Sumidouro, que era a base educacional em Padre Viegas, foi extinto.

E isso estimulou movimentações por parte dos moradores, que procuraram compensar a perda do colégio com a criação da Corporação Sagrado Coração de Jesus. Isso ocorreu no dia 20 de junho de 1980.

A corporação, por sua vez, assumiu um importante papel educacional no local.

O prédio do antigo Colégio Sumidouro inclusive acabou servindo como sede da banda, onde ela se encontra até hoje.

E como a banda é algo presente na vida das crianças e dos adultos de Padre Viegas, ela influencia e é influenciada em vários setores.

Com as habilidades adquiridas no grupo musical, as crianças tendem a ser mais disciplinadas em sala de aula. Além disso, melhoram o convívio com pais e irmãos no seio familiar e se tornam melhores cidadãos na comunidade local.

E sem falar no estímulo à religiosidade, já que a fé foi um dos pilares nos quais a Corporação Sagrado Coração de Jesus foi criada.

E, certamente, a Corporação Sagrado Coração de Jesus é um dos entes mais festejados da comunidade de Padre Viegas.

Todos os anos no distrito, há uma festa anual para homenagear o grupo musical, além de outros festejos em Padre Viegas e na sede de Mariana que também são animados pela banda.

Veja um trecho:

Bandas em Mariana: Corporação Musical de São Sebastião, de Bandeirantes

A Corporação Musical de São Sebastião foi fundada em 29 de setembro de 1868, época em que Bandeirantes ainda era um arraial.

E é uma banda de Mariana marcada por uma história conturbada. Em 1930, boa parte de seu acervo de instrumentos e partituras foi consumido em um incêndio.

Isso levou o grupo musical a inatividade por 20 anos, retomando os ensaios e apresentações no ano de 1950.

Porém, no ano de 1969, o maestro responsável pela corporação veio a falecer e não havia um substituto. Isso ocasionou mais um considerável período de inatividade da banda.

Mas a força da música foi mais forte. E o silêncio foi novamente dissipado em 1991 em Bandeirantes, para não mais voltar. E há vinte e seis anos a banda permanece firme em seu propósito, tocando o coração de toda Mariana.

Com isso, a Corporação São Sebastião chegou em 2017 aos seus 149 anos mais viva e presente do que nunca!

E que venham outros 150!

Confira um trecho dessa banda, que gosta tanto da música erudita, quanto das obras populares:

E se quiser saber mais sobre as bandas em Mariana e sobre outras especialidades que as nossas maravilhosas cidades históricas apresentam, entre para nossa LISTA VIPBasta deixar seu e-mail no formulário acima do texto.

E compartilhe nas redes sociais. Seus amigos merecem conhecer essas maravilhas!

Fábio Seletti

Jornalista por formação. Empresário de profissão.

Paulista de nascimento. Mineiro de coração.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *