Taubaté, cidade do interior paulista situada no Vale do Paraíba, muito contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira. Principalmente na literatura e no cinema, com seus ilustres filhos, Monteiro Lobato e Amácio Mazzaropi.
As obras desses dois taubateanos se tornaram célebres e marcaram o movimento cultural brasileiro do século XX. Herança dessa época, a cidade guarda lugares incríveis que nos contam mais sobre a cultura nacional.
Além da cultura nacional, a cidade foi polo da imigração italiana no Brasil, que muito contribuiu para o desenvolvimento do Brasil. É um reduto cultural incrível, que, aqui na Outros Relatos, você conhece um pouco mais!
Sítio do Picapau Amarelo
O Sítio do Picapau Amarelo é um marco na literatura brasileira: cenário para inúmeras estórias que encantaram gerações de crianças, com as aventuras da boneca Emília e sua trupe.
Porém, mais que fantasia, o sítio existe na vida real, e é o berço do escritor Monteiro Lobato.
O autor passou sua infância em um casarão colonial, preservado até os dias de hoje, que seria um dia o palco de suas estórias.
O sítio possui um parque, um coreto e o casarão, que atualmente abriga o Museu Monteiro Lobato.
A paisagem ainda é formada por árvores frutíferas, cafezais, pastos e cachoeiras. No sítio também há exposição permanente sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato, mostra de artistas plásticos regionais e apresentações constantes dos personagens do Sítio.
Museu Mazzaropi
Autoria: Museu Mazzaropi • Licença: CC-BY-SA-4.0
O museu é dedicado ao cineasta e ator brasileiro Amácio Mazzaropi, conhecido por seu inesquecível personagem Jeca Tatu. Situado em um hotel-fazenda, o museu foi erguido onde era a PAM Films, produtora construída por Mazzaropi.
O local reúne um acervo com mais de 20 mil itens entre fotos, filmes, documentos, objetos cênicos, móveis e equipamentos cinematográficos, que contam boa parte da carreia do artista.
A vida do cineasta é contada em vídeos e painéis interativos que também nos contam a história do cinema nacional.
Museu da Imigração Italiana de Quiririm
A arquitetura típica do norte da Itália caracteriza a antiga residência da família Indiani, uma das primeiras famílias italianas a imigrarem para o Brasil. Construída em 1897, hoje a casa sedia o museu que conta a história da imigração italiana no Brasil.
No espaço, estão representadas as principais famílias que, a partir de 1891, começaram a se estabelecer na Colônia Agrícola que deu origem ao povoado de Quiririm, no distrito de Taubaté.
O acervo é composto de painéis fotográficos e objetos doados pelas famílias. As dependências estão mobiliadas conforme mobiliário original dos vários cômodos da casa. No local existe também a reconstituição de uma antiga escola.
Além dos pontos turísticos culturais, Taubaté também se destaca por seu turismo histórico e religioso, que apresento a você no post O turismo histórico e religioso de Taubaté. Confira!