Conheça as cidades históricas da Região Centro-oeste

Você conhece as principais cidades históricas da região Centro-oeste do país? Sabia da sua riqueza cultural e arquitetônica?

Neste conteúdo você descobrirá quais são as principais cidades históricas da região Centro-oeste e seus atrativos turísticos.

O surgimento das cidades históricas na região Centro-oeste do Brasil tem como traço marcante a procura por metais preciosos, como ouro e prata. São ricas em monumentos e arquitetura típica da arte barroca, tão comum ao tempo do Brasil Colônia.

Cidades históricas da Região Centro-oeste que vale a pena visitar

Goiás/GO, Pirenópolis/GO e Cuiabá/MT são exemplos de cidades históricas da região Centro-oeste que vale a pena serem visitadas por sua riqueza cultural.

1. Goiás

Goiás Velho cidades históricas da Região Centro oeste
Ponte Velha em Goiás (GO)

Goiás, ou Cidade de Goiás, ou Goiás Velho – sim, é isso mesmo, o nome da cidade é o mesmo do estado – recebeu os primeiros bandeirantes à procura de ouro e prata no início do século XVII. O nome é o uma homenagem aos antigos habitantes da terra, os índios Goiá.

A arquitetura dos casarios é preservada como patrimônio histórico. Foi a primeira capital do estado, até 1930, quando foi transferida para Goiânia.

2. Pirenópolis

Pirenópolis cidades históricas da Região Centro oeste
Igreja do Rosário em Pirenópolis

Fotógrafa: Eliane de Castro • Licença CC-BY-SA-4.0

A cidade leva o nome da serra que fica ao seu redor e foi fundada em 1727. Atualmente, o turismo é sua grande marca, bem como o artesanato e a Pedra-de-Pirenópolis, usada nas edificações.

Tem os importantes monumentos, como o Museu da Família Pompeu, construído no século XIX, que já foi sede do primeiro jornal de Goiás, e o Teatro de Pirenópolis, com estrutura e desenhos do século XIX.

3. Cuiabá

Centro Histórico de Cuiabá
Centro Histórico de Cuiabá

Fotógrafo: Lucas Vinícus Santos da Silva • Licença CC-BY-SA-4.0

Cuiabá foi fundada no início do século XVIII. Recebeu os nomes de Forquilha e Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, até ser chamada pelo nome atual. Tem importantes edificações como pontos turísticos. Um dos principais prédios históricos é a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, conhecida por Notre Dame Cuiabana, pela arquitetura semelhante à igreja de Paris.

Outra importante referência arquitetônica é o Palácio da Instrução, sede do Museu de História Natural e Antropologia, da Biblioteca Pública e da Secretaria Estadual de Cultura. E a Boa Morte, local tombado pelas muitas construções antigas, como a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e da Casa dos Frades Franciscanos, entre outros.

Quer conhecer novos lugares?

Conheça as cidades históricas da região Centro-oeste do Brasil. Estas e muitas outras cidades têm riquezas históricas e culturais que são locais precisos para a formação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *