imagem: igreja barroca em Pirenólis
cidades históricas

Confira o patrimônio cultural da região centro-oeste

Você conhece as riquezas do patrimônio cultural da região Centro-oeste do Brasil? Sabe o que a localidade tem para oferecer como atrativo turístico-cultural?

Confira neste artigo informações sobre o patrimônio cultural da região Centro Oeste e prepare as malas para a viagem!

Dos bandeirantes ao modernismo

imagem: igreja barroca em Pirenólis
Em Pirenópolis podem-se encontrar igrejas barrocas

Fotógrafa: Eliane de Castro • Licença: CC-BY-SA-4.0

Os cenários culturais mais marcantes das cidades em que se destacam o patrimônio cultural da região Centro Oeste do Brasil têm traços que vão da chegada dos bandeirantes, no século XVIII, ao modernismo do século XX.

Portanto, os conjuntos urbanos das cidades da região centro-oeste são variados. Contêm traços do barroco: da época da busca de metais precisos pelos bandeirantes, que desbravaram o país abrindo novas rotas e cidades. Os requintes arquitetônicos podem ser vistos em casarios e igrejas locais, por exemplo.

Já o modernismo é verificado, por exemplo, na construção de Brasília. A cidade, construída pelo lápis de Oscar Niemayer, tem a inspiração do modernismo que inspirou este e outros grandes mestres da arquitetura brasileira.

Cidades com rico patrimônio cultural da região centro-oeste

imagem patrimônio cultural de Goiás
Conjunto arquitetônico em no município de Goiás

Fotógrafa: Eliane de Castro • Licença: CC-BY-SA-4.0

Entre as cidades mais conhecidas pelo patrimônio cultural da região centro-oeste são: Brasília (DF), Corumbá de Goiás (GO), Goiânia (GO), Goiás (GO), Pilar de Goiás (GO), Pirenópolis (GO), Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Cáceres (MT) e Cuiabá (MT).

Nas cidades do estado de Goiás está evidenciada a origem na busca pelo ouro pelos bandeirantes. A arquitetura barroca-colonial é bastante conservada.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também trazem fortes características da mineração do ouro. Outro importante traço é da defesa das fronteiras do país. Por exemplo, o Forte Coimbra, em Corumbá, construído pela colonização portuguesa.

Quer conhecer o patrimônio cultural da região centro-oeste?

patrimônio cultural da cidade de Cáceres
patrimônio cultural da cidade de Cáceres

Fotógrafo: Paulo Melo • Licença: CC-BY-SA-4.0

O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgão nacional do Ministério da Cultura, tem catalogadas todas estas cidades e as riquezas do patrimônio cultural da região Centro-oeste do Brasil.

No endereço eletrônico do instituto podem ser visitadas informações sobre estas cidades e seus patrimônios, bem como de muitas outras localidades.

Confira o patrimônio cultural da região Centro Oeste do Brasil. Leia, visite sites, marque e desfrute de viagens para novos destinos.

The author: Cida Leal


Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454