imagem: patrimonio imaterial regiao Centro-Oeste
cidades históricas

Conheça o patrimônio material e imaterial da Região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste tem um vasto e rico patrimônio material e imaterial. Você conhece as riquezas da região? Sabe do valor histórico e potencial turístico? Neste artigo você vai conhecer o patrimônio cultural material e imaterial da região Centro-Oeste.

A composição da Região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste do Brasil é constituída pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

A ocupação e desenvolvimento da região ocorreu principalmente entre os séculos 16 e 18, quando foi intensificada a busca por metais preciosos pelos bandeirantes. Os exploradores também foram muito importantes no período colonial do Brasil, pela abertura de estradas no interior do país.

Patrimônio material e imaterial

imagem: patrimônio material região Centro-Oeste
O patrimônio material da região Centro-Oeste é belíssimo

fotógrafo: Senado Federal • Licença: CC-BY-2.0

A Constituição Federal, em seu artigo 216, fala sobre o patrimônio cultural brasileiro. Entre os bens que o constituem estão aqueles de natureza material e imaterial. De forma individual ou em conjunto, são referência de identidade, ação e memória dos grupos formadores da sociedade brasileira.

O patrimônio imaterial engloba formas de expressão, saberes, habilidades, modo de ser, crenças das pessoas. Exemplo disso são conhecimentos de comunidades, manifestações artísticas e religiosas.

Por sua vez, o patrimônio material trata-se de um conjunto de bens, sejam móveis ou imóveis. Os primeiros podem ser exemplificados como documentos e acervos de bibliotecas e museus. Já os imóveis, podem ser ilustrados por núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos.

A região Centro-Oeste e seu patrimônio material e imaterial

imagem: patrimonio imaterial regiao Centro-Oeste
O patrimônio da região Centro-Oeste é vasto e belo

fotógrafo: Davi Mello • Licença: CC-BY-2.0

Importantes exemplos de patrimônio material da região Centro-Oeste podem ser os conjuntos arquitetônicos das primeiras cidades, como Goiás/GO, Pirenópolis/GO, Campo Grande/MS, Cáceres/MT. Estes locais apresentam características da colonização brasileira e trazem traços do barroco original em suas edificações.

O modernismo está gravado nos traços únicos de Brasília/DF e Goiânia/GO. A capital brasileira é rica pela arquitetura do mundialmente conhecido Oscar Niemayer e é Patrimônio Cultural Mundial, por título concedido pela UNESCO.

Há ainda riquezas naturais do Pantanal e Chapada dos Veadeiros com imenso valor ecológico.

Como riqueza imaterial, pode-se conhecer as representações culturais e religiosas ‘Ritxòkò’: bonecas Karajá, bem como os saberes e práticas associados ao seu modo de fazer.

A festividade do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, realizada há séculos, é uma celebração religiosa e cultural que tombada como bem imaterial da região Centro-oeste de grande valor.

Há mais para conhecer sobre o patrimônio material e imaterial da Região Centro-Oeste. Expanda seu conhecimento visitando nossas páginas sobre a Região Centro-Oeste.

The author: Cida Leal


Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454