imagens de São José do Barreiro circuito histórico do Vale do Paraíba
cidades históricas

São José do Barreiro: circuito histórico do Vale do Paraíba!

Vamos continuar nossa viagem pelo Circuito Histórico do Vale do Paraíba e conhecer os encantos de São José do Barreiro!

A origem do nome dessa cidade é um tanto curiosa. Conta-se que no século XVIII, o capitão Fortunato Pereira Leite com seus familiares e agregados vindos de Pouso Alto em direção ao porto de Mambucaba, se detiveram nas proximidades de um atoleiro de difícil passagem.

No atoleiro fundaram um arraial onde, em 1820, foi erguida uma capela dedicada a São José. Como a capela ficava na região do atoleiro, o povoado passou a ser conhecido com São José do Barreiro, nome que foi conservado ao ser elevado à vila em 1859.

Como São José do Barreiro cresceu…

imagens de São José do Barreiro circuito histórico do Vale do Paraíba
O coreto de São José do Barreiro lembra o de Mariana, em Minas Gerais

Fotógrafo: Halley Pacheco de Oliveira • Licença: CC-BY-SA-3.0

Na localidade de São José do Barreiro, surgiram inúmeras fazendas para o plantio de café, o que trouxe grande desenvolvimento ao município, cujas casas e sobrados são hoje marcos da época em que a cidade ocupou lugar de importância na cafeicultura paulista.

A cidade fica aos pés da Serra da Bocaina e é um típico município do interior paulista, com fazendas centenárias.

Nos casarões, quem visita as cidades pode se hospedar e se deliciar com a típica comida caipira feita em fogão à lenha.

Além de suas fazendas históricas centenárias, São José do Barreiro atrai por sua beleza natural composta por trilhas na mata, cachoeiras e imensas áreas verdes.

Ecoturismo é um dos pontos fortes em São José do Barreiro

Na cidade, existe muitas opções de lazer como a Represa do Funil, o Pico do Tira Chapéu, ponto mais alto do Estado de São Paulo, a Cachoeira da Mata, a Trilha do Ouro e a famosa Cachoeira de Santo Izidro. Essa cachoeira, que conta com 90 metros de altura, se localiza dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Além dos seus atrativos históricos e naturais, a cidade também é famosa pelas suas festas tradicionais, como a Festa de São José que sempre acontece no terceiro final de semana do mês de julho. São José do Barreiro também é muito conhecida pelo seu animado Carnaval que conta com blocos de rua todos os dias.

Atualmente, São José do Barreiro se destaca na pecuária leiteira, no gado de corte e no turismo, que se desenvolve a passos largos em virtude dos vários atrativos, tanto históricos, religiosos e naturais. Um encanto de cidade!

Na nossa próxima parada, vamos conhecer Silveiras, última cidade do Circuito Histórico do Vale do Paraíba. Não perca!

The author: Eugene Francklin


Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454