imagem: igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Silveiras.
cidades históricas

Silveiras: conheça o circuito histórico do Vale do Paraíba!

Encerrando nossa viagem pelo Circuito Histórico do Vale do Paraíba, chegamos à Silveiras, uma cidade de tradição tropeira.

Essa tradição iniciou-se em um rancho de tropeiros instalado nessas paragens, pela família Silveiras. Logo, o povoado cresceu e passou da condição de vila à cidade em 1864.

Conheça a fabulosa história dessa bela cidade interiorana:

Desenvolvimento da cidade de Silveiras

imagem: igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Silveiras.
A belíssima igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Silveiras.

fotógrafo: Halley Pacheco de Oliveira • Licença: CC-BY-SA-3.0

De tradição tropeira, Silveiras recebe muitos visitantes interessados na história do tropeirismo paulista.

Por isso, no município foi instalada a Fundação Nacional do Tropeirismo, criada em 1986.

Em sua sede, instalada em um antigo casarão do século XIX, no centro de Silveiras, funciona uma hospedaria, um restaurante com culinária típica, uma biblioteca e um museu do tropeiro, além do espaço para eventos e exposições.

O que motivou a criação dessa sede foi a pesquisa do ciclo da tradição tropeira e de sua influência na formação da cultura brasileira.

Fatos históricos interessantes

Desde sua fundação, a cidade de Silveiras foi marcada por fatos notáveis. Um deles foi sua intensa participação na Revolução Liberal de 1842, por concentrar as tropas de Barão de Caxias. Outro fato notável da município aconteceu noventa anos depois, em 1932. Durante a Revolução Constitucionalista, a cidade teve muitas de suas casas incendiadas e saqueadas.

Pontos turísticos de Silveiras

Muitos pontos turísticos se destacam na cidade, como a Trilha da Independência, onde se pode conhecer as trincheiras e a Cadeia de Euclides da Cunha.

No Bairro do Bom Jesus se pode conhecer antigos moinhos de pedra que funcionam por força da água e são utilizados para fazer fubá.

E como não poderia deixar de ser, a cidade também conta com fazendas coloniais da época de ouro do ciclo do café, que contam parte da história do Brasil, de uma época de muita prosperidade pelas riquezas advindas do ouro negro

Ecoturismo e história andam juntos

Silveiras conta com uma natureza encantadora, com lindas cachoeiras e com um clima de montanha da Serra da Bocaina e foi o primeiro município do Estado de São Paulo a se transformar em área de proteção ambiental.

Por isso, muitos visitantes vão à cidade para fazer a antiga trilha dos tropeiros, onde fazem uma pausa na Cachoeira do Ronco D Água e na Cachoeira do Paraitinga e depois seguem para Pico da Boa Vista com 2.050 m de altitude, onde se observa grande parte do Vale do Paraíba.

Enceramos por aqui nossa viagem pelas cidades do Circuito Histórico do Vale do Paraíba! Esperamos que tenham aproveitado cada parada e se sintam instigados a conhecer essas encantadoras cidades pessoalmente!

The author: Eugene Francklin