Você conhece o patrimônio material da região Centro-Oeste? Sabe que edificações, monumentos e belezas naturais a região reserva? Aqui você verá.
Patrimônio material da região Centro-Oeste
Mas você sabe o que é patrimônio material?
O conceito de patrimônio cultural abrange os bens materiais e imateriais. Quando materiais, tratam-se dos conjuntos de bens móveis e imóveis de uma região. Estes podem ser caracterizados por obras, objetos, edificações, documentos, além de urbanos e naturais, com valores paisagísticos, artísticos, arqueológicos, ecológicos, científicos e paleontológicos.
A região Centro-Oeste tem vasto valor cultural. Desde belezas naturais de valor paisagístico e ecológico inigualáveis, como conjuntos urbanos com riquezas históricas. Na região, grande parte destes conjuntos datam do período da expansão bandeirante, em busca de riquezas como ouro e prata, e da escravização indígena.
Principais riquezas do patrimônio material urbano da Região Centro-Oeste
Os conjuntos urbanos são destaque do patrimônio material da região Centro-Oeste.
1. Da colonização e expansão bandeirante
Corumbá é um belíssimo município brasileiro que guarda aspectos maravilhosos do barroco
Fotógrafo: Pedro Victor • CC-BY-SA-4.0
Cidades como Goiás/GO, antes chamada de Vila Boa de Goiás, são marcos das formações urbanas que surgiram pela busca de jazidas de ouro. Os conjuntos arquitetônicos são característicos do período barroco-colonial original.
O mesmo pode-se dizer da cidade de Pirenópolis, Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás. Estas também são cidades cuja formação está relacionada à expansão dos bandeirantes e que trazem traços históricos nos casarios, igrejas e edificações das cidades.
Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também trazem ricas informações materiais nos conjuntos urbanos. Suas construções contam a história da colonização, da defesa das fronteiras do país e do desenvolvimento da região Centro-Oeste. Entre as principais cidades estão Cáceres/MT, Cuiabá/MT e Campo Grande/MS.
2. Modernismo
Goiânia e Brasília trazem características do modernismo. A capital do estado de Goiás tem como riqueza material características da “Marcha para o Oeste”, estratégia de desenvolvimento da era Vargas.
Já Brasília é rica pelo modernismo dos traços de Oscar Niemayer e Lúcio Costa. A cidade recebeu o título de Patrimônio Cultural Mundial concedido pela Unesco, em 1987.
Patrimônios materiais naturais do Centro-Oeste
A Chapada dos Veadeiros é parte do patrimônio natural da região Centro-oeste.
Um conhecido e admirado patrimônio material natural da região Centro-Oeste é a Chapada dos Veadeiros. A unidade de conservação possui belezas e riquezas geológicas e ecológicas de tamanho vulto que foi tombada como Patrimônio da Humanidade.
O pantanal mato-grossense é outro patrimônio material da região Centro-Oeste. A Unesco reconheceu o pantanal como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco. Clique aqui e conheça mais sobre patrimônio cultural da Região Centro-Oeste.