imagem: Centro Histórico de Corumbá

Você conhece o patrimônio material da região Centro-Oeste? Sabe que edificações, monumentos e belezas naturais a região reserva? Aqui você verá.

Patrimônio material da região Centro-Oeste

Mas você sabe o que é patrimônio material?

O conceito de patrimônio cultural abrange os bens materiais e imateriais. Quando materiais, tratam-se dos conjuntos de bens móveis e imóveis de uma região. Estes podem ser caracterizados por obras, objetos, edificações, documentos, além de urbanos e naturais, com valores paisagísticos, artísticos, arqueológicos, ecológicos, científicos e paleontológicos.

A região Centro-Oeste tem vasto valor cultural. Desde belezas naturais de valor paisagístico e ecológico inigualáveis, como conjuntos urbanos com riquezas históricas. Na região, grande parte destes conjuntos datam do período da expansão bandeirante, em busca de riquezas como ouro e prata, e da escravização indígena.

Principais riquezas do patrimônio material urbano da Região Centro-Oeste

Os conjuntos urbanos são destaque do patrimônio material da região Centro-Oeste.

1. Da colonização e expansão bandeirante

imagem: Centro Histórico de Corumbá
Corumbá é um belíssimo município brasileiro que guarda aspectos maravilhosos do barroco

Fotógrafo: Pedro Victor • CC-BY-SA-4.0

Cidades como Goiás/GO, antes chamada de Vila Boa de Goiás, são marcos das formações urbanas que surgiram pela busca de jazidas de ouro. Os conjuntos arquitetônicos são característicos do período barroco-colonial original.

O mesmo pode-se dizer da cidade de Pirenópolis, Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás. Estas também são cidades cuja formação está relacionada à expansão dos bandeirantes e que trazem traços históricos nos casarios, igrejas e edificações das cidades.

Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também trazem ricas informações materiais nos conjuntos urbanos. Suas construções contam a história da colonização, da defesa das fronteiras do país e do desenvolvimento da região Centro-Oeste. Entre as principais cidades estão Cáceres/MT, Cuiabá/MT e Campo Grande/MS.

2. Modernismo

Goiânia e Brasília trazem características do modernismo. A capital do estado de Goiás tem como riqueza material características da “Marcha para o Oeste”, estratégia de desenvolvimento da era Vargas.

Já Brasília é rica pelo modernismo dos traços de Oscar Niemayer e Lúcio Costa. A cidade recebeu o título de Patrimônio Cultural Mundial concedido pela Unesco, em 1987.

Patrimônios materiais naturais do Centro-Oeste

imagem: Chapada dos Veadeiros - Centro Oeste
A Chapada dos Veadeiros é parte do patrimônio natural da região Centro-oeste.

Um conhecido e admirado patrimônio material natural da região Centro-Oeste é a Chapada dos Veadeiros. A unidade de conservação possui belezas e riquezas geológicas e ecológicas de tamanho vulto que foi tombada como Patrimônio da Humanidade.

O pantanal mato-grossense é outro patrimônio material da região Centro-Oeste. A Unesco reconheceu o pantanal como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco.

Clique aqui e conheça mais sobre patrimônio cultural da Região Centro-Oeste.

Tags : carrossel

The author: Cida Leal


Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454