Fotos: Kíria Ribeiro • Prefeitura de Mariana
Furquim é o primeiro distrito de Mariana. E de acordo com antigos moradores que conheço, havia uma grande manifestação econômica e cultural por lá antigamente. E o Dia do Lugar em Furquim tem a finalidade de ressaltar justamente essas características fundamentais históricas no distrito mais antigo do município.
Eu mesma me lembro que durante minha infância havia significativos eventos que movimentaram o lugar.
Em outros tempos, havia no distrito havia fábrica de açúcar, muitos mercados, grandes shows no Fim de Ano e vendas de produtos de fabricação local.
Enfim, o Dia do Lugar é uma forma de trazer as boas memórias do passado, dar um novo sentido ao presente e planejar o futuro de cada distrito.
E para saber o que rolou em Furquim, confira neste post:
Furquim já foi distrito mais rico de Mariana
O aniversário do distrito (1º de janeiro) se confunde com a virada do ano. Por conta disso, antigamente uma grande festa se estendia do dia 29 de dezembro até o dia 2 de janeiro.
Era uma festa de arromba! O movimento era tão grande que pessoas de lugares diversos passavam o Réveillon em Furquim, de Belo Horizonte a São Paulo.
Mas, de uns anos para cá, infelizmente o distrito começou a perder esses importantes eventos que movimentavam sua economia, vida cultural e social.
Mas isso está mudando. Confira:
A finalidade do Dia do Lugar em Furquim
Por conta disso, O Dia do Lugar tem como objetivo divulgar e valorizar as belezas e manifestações culturais de comunidades marianenses.
No dia 5 desse mês de novembro, Furquim foi o distrito que recebeu a programação desse evento que é apoiado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio da Prefeitura de Mariana e que trouxe um frescor com sabor de esperança para a vida cultural do distrito.
O palco do distrito celebrou atrações locais
Fotos: Kíria Ribeiro • Prefeitura de Mariana
É extremamente importante mencionar que Furquim recebeu, em sua gostosa praça principal, vários shows. Vale destacar a presença do famoso Zé Pereira, da Chácara – tradicional bloco de rua marianense. A banda de Nossa Senhora da Conceição também fez a sua retreta.
Além disso, houve disponibilidade de pratos com alimentos típicos do lugar, com academia ao ar livre.
Os habitantes de Furquim também tiveram a oportunidade de divulgarem seus produtos artesanais.
Houve também a inauguração da Casa do Artesão. Essa importante iniciativa tem como objetivo ser um centro de exposição permanente dos artistas locais do distrito.
Isso propiciará um aumento de possibilidades para a divulgação dos trabalhos dos artesãos locais.
Agora, os moradores de Furquim e os turistas que tanto amam esse lindo lugar podem ficar cada vez mais animados. Grandes eventos voltarão a surgir no local. O Dia do Lugar em Furquim foi apenas um deles.
E se quer saber mais conteúdos sobre o distrito de Furquim, confira este conteúdo arrepiante! E se gostou da história, não deixe de se inscrever para receber nossos conteúdos e de compartilhar esse conteúdo.