Mariana é uma cidade histórica importantíssima para Minas Gerais e para o Brasil. Além de ser aqui onde Minas nasceu, a nossa cidade tem muitas histórias, lugares lindos e misteriosos. E pontos turísticos de Mariana não faltam.
Os pontos turísticos de Mariana se concentram basicamente no centro histórico, com um conjunto arquitetônico que não é grande, mas é extremamente charmoso e instigante.
Os principais pontos que queremos que vocês conheçam são:
1 – Pontos turísticos de Mariana: Praça Gomes Freire (Jardim de Mariana)
O Jardim, de Mariana, conhecido oficialmente como Praça Gomes Freire, é o coração do centro histórico de nossa cidade.
O Jardim é naturalmente um grande ponto de encontro, pois ele é o caminho de todos. Seja indo para o trabalho, para a faculdade ou para se divertir.
E falando em diversão… A praça contém barzinhos interessantes, restaurantes aconchegantes e casarões que a cercam, embelezando ainda mais o encontro dos transeuntes.
O local é ideal para o lazer de famílias com crianças e, aos domingos, virou tradição fechar a praça para a diversão de todos. Por isso, é o dia que mais lota de gente.
E, se você tiver sorte, poderá assistir alguma banda no coreto ou curtir algum evento cultural por ali.
Enfim, vale a pena sentar, tomar uma cerveja batendo um bom papo e desfrutar da paisagem histórica inspiradora.
2 – Praça Minas Gerais e suas exclusivas e famosas “Duas Igrejas”
A Praça Minas Gerais é o mais famoso cartão postal de nossa cidade e um dos principais pontos turísticos em Mariana.
O lugar abriga às belíssimas igrejas barrocas de São Francisco e Nossa Senhora do Carmo, que foram erguidas praticamente juntas no século XVIII, uma ao lado da outra.
A praça também abriga a Casa de Câmara, que foi a primeira cadeia do estado.
O local é um excelente espaço para lazer: é um longo gramado. E, em algumas noites de quinta-feira, você poderá assistir e participar do luau organizado pelos estudantes do ICHS, um dos institutos da Ufop, em Mariana.
3 – Pontos turísticos em Mariana: Praça Cláudio Manoel da Costa (Praça da Sé)
A praça da Sé abriga a igreja matriz de Mariana, a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção.
A igreja contém obras imprescindíveis para a história do país.
São obras criadas por artistas do Brasil, como Antônio Francisco Lisboa, o famoso Aleijadinho, e Mestre Ataíde, um dos artistas do período colonial.
E um ponto ímpar sobre a matriz deve ser mencionado: o Arp Schnitger, o órgão que está abrigado dentro da igreja da Sé.
Ele é único órgão de manufatura no mundo existente fora da Europa. Mais interessante: foi cedido pelo rei português D. José I.
Na praça, também, está a casa do poeta inconfidente Cláudio Manoel da Costa, dando origem ao nome do local.
4 – Igreja São Pedro dos Clérigos
A Igreja de São Pedro é considerada por muitos turistas e moradores de Mariana, o que inclui a mim, como a igreja mais bela de nossa cidade.
O motivo é pelo fato de ser uma obra inacabada: algumas partes da igreja não foram finalizadas. E com essas características, a obra não perde a sua majestade. Elas apenas agregam em sua história.
E possui um passado triste também…
Ali muitos escravos foram enforcados e alguns, para fugir da condenação, se jogavam do alto das torres.
Então, reza a lenda, que ninguém nunca conseguiu finalizá-la, pois sempre que um operário subia em uma de suas torres, via a cidade encoberta por um rio de sangue.
Mas a história oficial diz outra coisa…
Devido às torres caírem três vezes durante a construção – o que gerou a lenda sombria – arrastaram-se cem anos para que fossem terminadas.
Ao todo, São Pedro ficou 180 anos abandonada e permanece inacabada até hoje. E assim permanecerá.
Mas hoje a igreja está totalmente segura e a subida até a torre é permitida e vale cada minuto de um possível medo de altura ou de lendas de cidades mineiras – e isso é bem mais assustador! – pois se consegue ter uma bela vista de Mariana.
Estes são os primeiros pontos turísticos de Mariana que indicamos a você. Esperamos que possa apreciar estes principais locais e que possa também, junto conosco, conhecer outros locais por aqui que não são tão famosos.
Aguarde as próximas publicações e venha nos fazer uma visita.