Museu da Inconfidência
Ouro Preto

Cinco lugares top em Ouro Preto

O museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência - lugares top em Ouro Preto
O museu da Inconfidência chama a atenção pela sua arquitetura imponente

Localizado na famosa Praça Tiradentes, em frente ao monumento do líder dos inconfidentes, José da Silva Xavier, o Tiradentes, o Museu da Inconfidência foi criado em 11 de agosto de 1944. Este definitivamente é um local imperdível de se visitar, um daqueles lugares top em Ouro Preto.

No começo, o casarão antigo e imenso servia como Casa da Câmara da cidade, tornando-se depois Cadeia de Vila Rica. Antes de virar Museu, o local serviu para abrigar o Panteão dos Inconfidentes, em 1942.

Hoje é um dos Museus mais importantes do Brasil e possui vários acervos históricos, como peças do famoso escultor barroco, Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Possui também documentação museológica, exposição, biblioteca, auditório, área educativa e o setor de pesquisa. Está aberto de terça a domingo das 10 às 18 horas.

Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas

Escola de Minas - lugares top em Ouro Preto
A Escola de Minas é um dos lugares imponentes da Praça Tiradentes

A Escola de Minas de Ouro Preto também fica em frente à Praça Tiradentes (aí você pode aproveitar e conhecer a praça, que tem uma paisagem linda, e os lugares ao redor, pra saber mais um pouquinho do centro histórico da nossa cidade. Garanto que informações e inspirações não vão faltar!).

Foi fundada em 12 de outubro de 1876 (antes o casarão histórico e também imenso servia como sede do antigo Palácio dos Governadores), sendo idealizada por Dom Pedro II e pioneira nos estudos geológicos, mineralógico e metalúrgico. Em 1969, junto da Escola de Farmácia, compôs o inicio da Universidade Federal de Ouro Preto.

Hoje possui um acervo enorme de minerais e peças que estão diretamente relacionadas à mineralogia. No museu da Escola de Minas pode ser visto amostra de diamante, minerais de urânio, quartizito flexível (pedra mole), topázio imperial, opalas, dentre outros. É um desses passeios que prendem a sua visão com tantos artefatos raros. Funciona todos os dias de 12:00 até ás 17:00 horas.

Observatório Astronômico da Escola de Minas

Observatório, da Escola de Minas - lugares top em Ouro Preto
Que tal visitar o observatório e descobrir os segredos das estrelas?

Você pode aproveitar a ida a Escola de Minas e dar um pulinho pra conhecer um dos mais antigos observatórios do Brasil, sendo criado no fim do século XIX. Foi criado com o intuito de ajudar no ensino de disciplinas hoje extintas, Astronomia e Geodésia e hoje é o mais rico em material didático da América Latina. Possui dois telescópios refratores e funciona de quarta a sábado.

Outro dos lugares top em Ouro Preto: Bar Barroco

Bar do Barroco - lugares top em Ouro Preto
Além de experimentar a história local, que tal experimentar os lugares que mais chamam a atenção? O Barroco é um desses lugares.

E não só de história e arte vive o homem, mas também de lazer e diversão!

Se você é amante da boa boemia a moda antiga que começa com conversas e amizades de uma noite, ou mais, com vários tipos de gente, cultura, etc e também pode terminar como uma boa paquera, você precisa conhecer o bar mais famoso de Ouro Preto e região, o Barroco, famoso Bar das Coxas.

Barroco funciona há 33 anos em Ouro Preto e tem como marco o ponto de encontro da cidade, sua coxinha, que já foi considerada a melhor do Brasil e paredes cobertas de nomes, frases e tudo que você quiser, escrito por diversas pessoas, com diversas histórias. É um ambiente rústico, simples e extremamente cosmopolita.

Já viu a Ditadura passar, viu o ápice do Festival de Inverno de Ouro Preto e histórias que só as paredes do bar e os olhos de Deus sabem. Isso mesmo, gente e histórias do mundo inteiro já passaram e passam por ali! E os melhores esquentas para os rocks das repúblicas ouropretanas, carnaval e outros eventos acontecem no Barroco.

E se você gosta da boemia…

Se você gosta de ferveção, lugares mais alternativos e com uma diversidade de gente, o Bar das Coxas é o lugar ideal pra você. E uma coisa é certa, entediado você não ficará! O bar funcionava em um casarão antigo da mais famosa ladeira ouropretana, a Rua Direita. Hoje funciona no Bairro Barra, de segunda a sábado, de 12:00 ás 02:00 da manhã.

Mas se você é uma pessoa animada, mais ou menos até umas 5:00 da manhã, em frente a bar, o local ainda ferve. Como eu e um amigo gostamos de cantar no final da madrugada “agora só as paredes do Barroco é que tem toda a importância…”, fazendo uma versão da música da Mariana Lima.

Parque Vale dos Contos

Vale dos Contos - lugares top em Ouro Preto
O Vale dos Contos é um grande jardim a céu aberto

Cultura, saúde e educação – Com um espaço multicultural, localizado no centro da cidade histórica, o antigo Horto de Vila Rica agora é a Vale dos Contos (que fica em um lugar imenso e tem conexão com o Museu da Casa dos Contos, outro lugar interessantíssimo pra você conhecer quando tiver um tempinho) sedia projetos gratuitos de artes, músicas, teatro, educação e saúde, aproveitando o ambiente histórico do século XVIII e atualizando-o para á rotina ouropretana.

Tem discussões sobre cidadania, música ao vivo, apresentações de peças teatrais, projetos voltados para a população da terceira idade, portadores de necessidades especiais, palestras para gestantes, medição de pressão e glicose voltadas para a terceira idade.

Tem também promoção de artistas ouropretanos que podem mostrar sua arte e talento de diversas maneiras, como bandas, grupos teatrais, palhaços e circos, campeonato do futebol de perna de pau.

Gostou das dicas?

Esses são apenas alguns dos lugares top em Ouro Preto. Tem muito mais! Quando você vier para cá, vai adorar.

Aproveite, e entre para nossa LISTA VIP. Assim você poderá receber nossas novidades sobre Ouro Preto e outras cidades históricas!

Gabriela Pinheiro

Professora que se encantou pelo caminho das palavras e das imagens e usa os seus dons para cultivar o turismo em nossas maravilhosas cidades históricas.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *