Matriz de Nossa Senhora do Pilar

O maior interesse da revista Outros Relatos é contar histórias das principais cidades que compõe a Estrada Real, dentre elas, Mariana e Ouro Preto. E poucas pessoas conheceram esses lugares como Jair Inácio. E isso o torna uma dessas personalidades com aquele brilho diferente. No primeiro texto, conhecemos o artista, enquanto neste, conheceremos um pouco mais sobre o homem.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar - restaurada por jair inacio
Um dos locais que foram restaurados por Jair Inácio

Fotógrafo: Ricardo André Frantz • licença: (CC BY 3.0)
 

Acompanhe e saiba mais sobre essa personalidade ímpar, de Ouro Preto:

A personalidade de Jair Inácio

Jair Inácio foi um homem muito curioso, tinha interesse em assuntos variados. E era, apesar de inquieto intelectualmente, uma pessoa de personalidade tranquila. Falava baixinho e adorava ler quadrinhos da Turma da Mônica. No café da manhã gostava de comer o biscoito Passatempo.

Também se interessava por assuntos como fé e religião. Lia de tudo um pouco. Da Bíblia ao Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. Autodidata e extremamente inteligente, aprendeu muitas línguas sozinho.

Uma anedota…

Um fato curioso, envolvendo o conhecimento diversificado de línguas nos foi confiado por Zenite, esposa de Jair Inácio. Certa vez, ele assumiu o encargo de reformar a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, que era toda revestida de branco. De repente, no meio de toda a brancura, encontrou um uma peça mais elaborada, de ouro.

No local, encontrava-se um casal americano, que vendo então o ouro, combinaram em inglês, uma forma de distrair Jair Inácio e, com isso, conseguirem roubar a peça. Mas Jair, que era conhecedor da língua pela qual os estrangeiros mal-intencionados conversavam, sugeriu a ambos que se dirigissem até a porta da Igreja. Ao saírem, fechou ambos na parte de fora.

Ficaram totalmente sem graça, ao perceberem que aquele homem entendia inglês perfeitamente.

Foram pegos no flagra!

Jair era um homem profundamente culto e hábil

Além do conhecimento repleto em línguas, junto com Ana Amélia e com a atriz Domitila do Amaral, Jair Inácio fundou a FAOP (Fundação de Artes de Ouro Preto), para oferecer a comunidade local um curso especializado em Restauração. Isso incluía ensino aos professores universitários que moravam na região.

Aprofunde-se no tema!

Há muitos fatos históricos sobre essa incrível personalidade de Ouro Preto, tão importante para o restauro de Ouro Preto e para a salvaguarda da cultura nacional. Se quiser se aprofundar no tema, pode ir a FAOP ou ao Museu da Inconfidência.

É só pedir para assistir sobre a fita cassete “As mãos que tocaram em Deus”. É um documentário sobre esse nosso herói ouro-pretano, explicando toda a sua trajetória de vida. Vale muito a pena conferir!

Também é possível encontrar a dissertação “JAIR AFONSO INÁCIO, um pioneiro na preservação do patrimônio artístico brasileiro”, de Isabel Cristina Nóbrega. A autora empenhou todos os seus esforços em buscar episódios e conhecimentos específicos a respeito do restaurador.

É um material bastante interessante, com uma linha de leitura leve e bastante completa (provavelmente a mais completa) sobre este homem de Ouro Preto.

Jair Inácio é um dos heróis de Ouro Preto e do Brasil

Talvez a história de Minas e quiçá do Brasil tenham cometido uma grande injustiça, ao não colocarem Jair Inácio no rol de seus maiores heróis nacionais. Afinal, poucos fizeram pelo patrimônio material de nosso país como este homem.

Esse discurso pode aparecer exagero. Mas não é. Basta um simples raciocínio. Ouro Preto foi a primeira de todas as cidades do Brasil a receber um tombamento histórico pela Unesco. E, se hoje Ouro Preto é Patrimônio da Humanidade, é graças a este homem: Jair Inácio.

Se o fato de Jair Inácio ser o principal responsável por colocar o Brasil entre rol daqueles têm um Patrimônio da Humanidade, reconhecido pela Unesco, eu não sei o que mais seria necessário.

E você, conhecia esse grande homem que foi Jair Inácio?

Certamente você encontrará mais personalidades incríveis como ele, aqui, na revista Outros Relatos. Por isso, aproveite para se cadastrar na nossa newsletter para receber mais notícias interessantes sobre Jair e demais personalidades interessantíssimas que acercam o histórico e o imaginário mineiro.

The author: Gabriela Pinheiro

Professora que se encantou pelo caminho das palavras e das imagens e usa os seus dons para cultivar o turismo em nossas maravilhosas cidades históricas.

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454