Mariana em Minas Gerais: minhas memórias

Hoje iremos abordar um assunto inusitado e que, eu acredito nunca antes comentado em algum material midiático sobre nossa região. Puxei um pouco a minha memória e lembrei os passeios infantis pelas ruas históricas de Mariana em Minas Gerais, minha cidade natal.

A famosa Praça Gomes Freire, o Jardim de Mariana, possui duas ruas, a rua de cima e a de baixo, paralelas entre si e que são donas da famosa história sobre a rua dos ricos e a rua dos pobres.

Esta rua de cima, que leva o nome oficial de Rua Barão de Camargos, era considerada a rua onde as pessoas mais ricas se encontravam e permaneciam por ali nos barezinhos com mesinhas na rua e também dentro do famoso Clube Marianense, lugar de festas e piscina.

Há muitas vantagens em Morar em Mariana – Minas Gerais. Uma delas é poder aprender a andar de bicicleta na Rua.

Rua de cima no Jardim em Mariana
A Rua de Cima, em Mariana

Aonde aprendi a andar de bicicleta

Rua de cima em Mariana
Uma visão diferente, da Rua de Cima

Se eu pudesse escolher duas ruas que me remetem boas lembranças, eu escolheria ambas que cercam o nosso Jardim, mas é inevitável não lembrar com carinho, um sorriso no rosto e aquela sensação de voltar ao passado por um segundo, da bela, charmosa e famosa Rua de Cima – Vou me dar o direito de chamá-la pelo apelido que tanto gosto.

Nesta rua histórica com casarões onde hoje estão o Clube Marianense, Restaurante Rancho e Casarão, além de uma charmosa lojinha artesanal, foi onde eu aprendi a andar de bicicleta, onde brinquei muito com meus pais e primos quando saíamos pra dar aquela voltinha na cidade, como todo bom mineiro do interior faz, e onde ia passar os fins de semana com os meus pais, tios e primos sentados nas mesinhas do lado de fora do famoso e eterno bar Saloon.

O Saloon também me traz boas lembranças

Saloon foi um barzinho rústico com decoração estilo Faroeste e que infelizmente mudou de local e onde, por muitos anos, da minha infância até o começo da juventude, funcionou como ponto de encontro da população marianense.

De estudantes da UFOP até pessoas mais idosas, todos adoravam se encontrar por ali e ficar tanto do lado de dentro escutando uma música ao vivo e admirando a decoração Faroeste, quanto do lado de fora, em pé nas ruas ou sentados nas mesinhas que por ali ficavam.

Mariana em Minas Gerais: minha infância

Na minha infância, sempre sentava na mesinha do lado de fora e com a melhor vista, pois dali eu e minha família conseguíamos ver a Igreja do São Pedro dos Clérigos, outro presente que essa bela rua proporciona. Ali, minha mãe sempre pedia a famosa batata recheada do Saloon, enquanto meu pai pedia uma porção e bebia com meus tios.

Já no começo da juventude, quando comecei a sair, eu gostava mais de ficar em pé ao lado de fora conversando com amigos e conhecendo pessoas novas. Também adorava ficar ao lado de dentro, por causa da famosa decoração.

Por tudo isso, a Rua de Cima tem um lugarzinho especial no meu coração e, dentre tantas ruas que amo aqui na minha cidade, é a minha rua preferida. Essa é a rua de Mariana em Minas Gerais, que eu mais amo. E você qual é sua preferida em sua cidade? Aproveite para comentar aqui no post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *