Ouro Preto

Conheça o bairro Antônio Dias em Ouro Preto

Uma caminhada em meio à história

bairro antonio dias em ouro preto
O Bairro Antonio Dias realmente nos remete para o passado

Fotógrafa: Samara Araújo

Quem desce a Praça Tiradentes e passa pela tradicional feirinha de pedra sabão já é recebido pela poesia. A sonoridade emana do bairro Antônio Dias em Ouro Preto.

É poético. E na descida, quem passa pelo Chafariz do Passo do Antônio Dias, ou do Passo do Pretório, de 1752, recebe uma benção. Em latim, ambos expõe a seguinte prece: “Quanta gente bebe desta água goze de felicidade por muitos anos”.

Logo, o caminho continua pela descida das ruas estreitas e sinuosas do local. Seja a Rua do Aleijadinho ou pela Rua Bernardo Vasconcellos.

Por ali, o Santuário da Nossa senhora da Conceição recebe com suas paredes brancas e torres altas como muita história para mostrar e contar.

O Santuário da Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição Antônio Dias
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é simplesmente exuberante

Fotógrafo: Leandro Neumann CiuffoLicença (CC BY 2.0)

O Santuário da Nossa Senhora da Conceição é um local de alívio. É a fuga das estreiteza das vielas e as sombras dos sobrados. O patrimônio material foi terminado em 1746 após 19 anos de construção.

Esta igreja se localiza bem ao centro do bairro Antônio Dias em Ouro preto. Em seu interior, com seus 8 altares laterais, o Santuário guarda as sepulturas do Aleijadinho e de seu pai, Manoel Francisco Lisboa. Este último projetou e construiu o santuário.

Além disso, é no interior do Santuário que foi instituído o famoso Museu do Aleijadinho. O local é uma mostra permanente da arte do mestre.

A área externa da igreja também chama a atenção. Conta com jardins modestos nas laterais e fonte solitária ao centro. Ambas acabam por encaminhar os visitantes à Praça Antônio Dias, com seu ar bucólico. Por ali, há seus três bancos paralelos de frente para os bares, cafés e o Hotel Luxor.

Quem por acaso der sorte, pode sentar nos bancos da Praça Antônio Dias e pegar os casais de maritacas namorando e cantando em cima das árvores. Talvez até escutar o nostálgico canto da cigarra enquanto toma um sorvete, um café ou uma cerveja.

Alguns locais históricos do Bairro Antônio Dias em Ouro Preto

Ao lado do Santuário da Nossa Senhora da Conceição, encontramos a casa de Henrique Lopes. O Local foi um sobrado de construção atribuída ao Aleijadinho. No estabelecimento aconteciam bailes à elite ouro-pretana, do século XVIII.

Logo, no fim da Praça Antônio Dias encontramos a famosa Pousada do Ouvidor e a casa de Pedro Aleixo. Ele foi um importante político marianense do século XX. O local sedia, hoje, a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade e o Memorial do Presidente Pedro Aleixo.

Também encontramos no bairro Antônio Dias em Ouro Preto as ruínas do Palácio Velho na Rua Chico Rei.

As poesias e amores impossíveis do bairro Antônio Dias em Ouro Preto

O bairro Antônio Dias em Ouro Preto possui a única ponte no estilo romano da cidade, a Ponte dos Suspiros. Este é um local onde se passa alguns trechos da famosa história Marília de Dirceu.

E atravessando a Ponte dos Suspiros, chegamos ao Chafariz da Marília, de 1759.

Esse chafariz conta com quatro faces de olhos grandes que vigiam continuamente quem atravessa a ponte. O mais interessante é que essas peças são atribuídas a Manuel Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

O chafariz fica nas paredes do Solar dos Ferrão, onde morou Maria Doroteia Joaquina de Seixas. Ela foi musa do poeta Antônio Gonzaga, que ficou conhecida como Marília de Dirceu na obra homônima do poeta.

Também foi no Bairro Antônio Dias em Ouro Preto que viveu o poeta inconfidente Cláudio Manuel da Costa, autor da frase do chafariz do Passo do Pretório, que contei mais acima.

Uma volta ao passado

bairro antonio dias ouro preto

Fotógrafa: Samara Araújo

Aqueles que tiverem o espírito aventureiro de experimentar visuais novos, o bairro Antônio Dias em Ouro Preto ainda guarda um presente especial.

Os curiosos podem ir até a rua Coronel Serafim. Ela fica ao lado do Ballet La Prima Ballerina. A vista mostra quase todo o Bairro Antônio Dias e de suas casas no estilo colonial. A joia central dessa paisagem é o Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

É uma verdadeira volta ao tempo até algum carro passar nos chamar de volta ao século XXI.

E aproveite para conferir as ótimas ofertas que se encontram no Bairro Antônio Dias, no mapa abaixo:


Booking.com

Angelo Sobrinho

Capixaba de nascimento, mas marianense de criação. Autor de um dos maiores blogs de aquarismo do Brasil e agora vem contar as histórias de Minas Gerais.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *