Ouro Preto

Desfrute a Semana Santa em Ouro Preto

Semana Santa de Ouro Preto - Procissão
As ruas de Ouro Preto lotam para acompanhar a procissão

Imagens: Converso Comunicação

As cidades históricas mineiras carregam a essência do período colonial. Nesses lugares, é comum ter a impressão de que se voltou ao passado. Esse sentimento acompanha não somente as pessoas que visitam as igrejas e monumentos católicos. Mas também os que participam de festas tradicionais, que resgatam o modo de viver do início da fundação das primeiras vilas. São tradições que atravessam os séculos com a mesma essência, como a Semana Santa em Ouro Preto, por exemplo.

Nesse momento, a tradição católica celebra a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Em Ouro Preto, o evento reúne manifestações religiosas e culturais.

E a festa é de uma beleza arrasadora! A Semana Santa é uma atração à parte no contexto de Ouro Preto.

Por conta disso, autoridades eclesiásticas se paramentam com suntuosidade e, até mesmo, as imagens sacras ganham um brilho diferente.

Artistas do povo também revivem a Paixão de Cristo, após meses de preparação. As cores do chão ricamente trabalhado também por artistas, através dos tapetes da Semana Santa, confundem-se com as das janelas dos casarões.

Enfim, é um espetáculo belíssimo! Vale a pena conferir!

Semana Santa em Ouro Preto: Religiosidade e tradição

Minas Gerais é rica em sincronismos das tradições. As religiões caminham bem próximas a lendas e mitos do folclore. E a celebração dessas composições deixa os eventos religiosos ainda mais belos. A exemplo de outras cidades históricas, Ouro Preto carrega elementos comoventes e, ao mesmo tempo, fantásticos em suas celebrações. São símbolos da suntuosidade histórica que permeiam a cultura mineira.

Conheça a Semana Santa de Ouro Preto

Em 2018, a Semana Santa terá início no dia 25 e vai até o dia 31 de março. Além das celebrações religiosas, a cidade oferece uma atrativa agenda cultural, com as mais diversas atrações.

Dentre elas, pode-se citar uma das mais belas tradições da Semana Santa em Ouro Preto: as toalhas coloridas e flores nas janelas colocadas pelos moradores.

Em dias mais solenes, são colocadas toalhas vermelhas ou roxas. O Sábado da Aleluia e o Domingo da Ressurreição são marcados por tecidos brancos ou coloridos. Também é comum que as luzes das fachadas das casas estejam sempre acesas, oferecendo iluminação adequada para a confecção dos tapetes.

Logo, há uma diversidade simbólica de cores!

Tapete de serragem: obra de arte e ícone histórico de Ouro Preto

Semana Santa em Ouro Preto - Tapetes
Nas vias comerciais, como a Rua dos Bancos, quem coloca a mão na massa são os visitantes!

Os tapetes de serragem são uma atração à parte da Semana Santa de Ouro Preto. A confecção dessas verdadeiras obras de arte é feita na noite do Sábado de Aleluia, para a passagem da procissão da manhã do Domingo de Páscoa.

Nesse momento, a produção é aberta a qualquer pessoa que estiver em Ouro Preto no dia 31 de março.

Em geral, os moradores das casas confeccionam os tapetes em frente às suas residências. E nas áreas comerciais ou que não possuem residências, são os visitantes que colocam as mãos na serragem e colorem as ruas, com muita criatividade.

Uma curiosidade

Os tapetes coloridos de serragem fazem parte da história de Outro Preto. Datam do século XVIII, quando a cidade vivia o auge da extração do ouro. Na época, por ocasião das celebrações sacras, as ruas eram enfeitadas com flores e folhagens para os cortejos solenes. Duas dessas celebrações são lembradas como ícones da suntuosidade desse período:

  • O Triunfo Eucarístico, realizado em 24 de maio de 1733; uma grande festa promovida para inaugurar a Matriz do Pilar. O luxo tomou conta das ruas da cidade, com a roupagem das autoridades eclesiais e o ouro abundante do lugar, na época;
  • Por ocasião da escolha de Nossa Senhora do Pilar para Padroeira de Ouro Preto, em 1963.

Desde então, os tapetes são confeccionados todos os anos, na noite do Sábado Santo e recebem os fiéis na procissão do Domingo da Ressurreição. São feitos com serragem tingida, farinha de trigo, pó de café, ciprestes, palha de arroz, couro e cal.

Programação cultural

Oficina de Tapetes de Serragem

Oferecida pelo produtor cultural Rodrigo Câmara, a oficina de tapetes de serragem no Largo do Rosário conta com um conjunto de atividades, que inclui história, escolha do desenho, tintura e montagem de tapete na rua. O evento ocorre no dia 31 de março, das 16h às 19h e conta com 20 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de março, pelo telefone (31) 9 9137-8434.

Workshop de fotografia “Um Olhar”

O workshop de fotografia Um Olhar será ministrado pelo fotógrafo Eduardo Tropia, nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril. Mais informações em: cursoeduardotropia@gmail.com.

Trem da Vale

As viagens do Trem da Vale entre Ouro Preto e Mariana serão feitas entre quarta-feira e domingo, durante o dia, em dois horários. No Sábado (31), as viagens serão feitas no período noturno, com atrações diferenciadas nos vagões. Mais informações: (31) 3551-7705.

Exposição “Índia”

A mostra conta com a apresentação de fotografias de Pedro Mendes e está aberta até 1º de abril, na Galeria de Arte Nello Nuno, da Faop (rua Getúlio Vargas, 185 – Rosário). Com visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h. Entrada franca.

Exposição “Cantos das Minas Gerais”

Essa exposição conta com obras da artista plástica Bernadete Teixeira (Berná). Até 16 de abril, na Galeria Sesi-Fiemg – piso Cláudio Manoel (Praça Tiradentes, 4 – Centro). Visitação de segunda a domingo, das 9h às 19h. Entrada franca.

Exposição “Caminhar sem fim”

A exposição conta com fotografias de Alexandre Martins. Até 1º de maio, na Galeria Fiemg (Praça Tiradentes, 4 – Centro). Visitação de segunda a domingo, das 9h às 19h. Entrada franca.

Exposição “O sopro e a forma”

A mostra conta com obras do artista plástico Rodrigo Cid. Até 20 de abril, na Galeria de Arte do GLTA (Rua Paraná, 136 – Centro). Visitação de segunda à sexta, das 09h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. Entrada franca.

Abertura do Ateliê de Arte Sacra Ana Rocha

O beco é decorado especialmente para a Semana Santa. Fica no Beco da Escadaria do Carmo (acesso pela Rua Direita). Funcionamento de quarta a domingo, das 10h às 18h.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos e aproveite para conhecer a Semana Santa em Ouro Preto.

E se quiser se inteirar mais com nossas notícias, assine nossa Lista Vip. Basta acessar o formulário acima da matéria.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *