ecoturismo em glaura muralha de pedra
Ouro Preto

Distritos de Ouro Preto: ecoturismo em Glaura

ecoturismo em glaura muralha de pedra
Muralha de Pedra em Glaura

Fotógrafo: Glauco Umbelino • Licença: (CC BY 2.0)

O ecoturismo em Glaura certamente é uma das principais atrações ouro-pretanas que não se enquadram no típico padrão, como igrejas, patrimônio material e casario colonial.

Porém, o ecoturismo tem se destacado como um grande forte entre cidades históricas, porque, como em sua maioria são interioranas e, de modo geral, muito bem conservadas, atraem também o turista que buscam aventura ou o sossego das matas muito bem preservadas, que circundam essas belas cidades.

Logo, aproveite e confira este conteúdo que traz todo um olhar ecológico sobre o distrito de Glaura:

Ecoturismo em Glaura: caminho do Sabarabuçu

Sabarabuçu é o trecho da Estrada Real que liga Glaura, distrito de Ouro Preto, a Barão de Cocais, contando com Caeté e Sabará para fazer a composição intermediária desse trecho.

Dos caminhos da Estrada Real, Sabarabuçu é o mais curto, porém, quando feito a pé, apresenta um nível considerável de dificuldade, já que são 43 Km, com poucos pontos de sombra e muitos trechos íngremes.

De moto, por outro lado, é mais tranquilo, exceto no trecho entre Raposos e Honório Bicalho, que não é possível ser feito o tempo todo na garupa da moto, porque é muito íngreme.

Mas Sabarabuçu é belíssimo e tem várias cachoeiras, mesmo que muitas estejam em áreas privadas.

Serra do Espinhaço

Um dos pontos extasiantes do ecoturismo em Glaura é a presença da Serra do Espinhaço.

A Serra do Espinhaço é uma longa cordilheira, composta por várias serras, como a Serra do Cipó, a Chapada Diamantina, a Serra de Ouro Branco e a Serra Geral – áreas montanhosas perfiladas em um maravilhoso trecho de 1000 Km .

O Espinhaço é o resultado de 2,5 bilhões de anos de trabalho tectônico, que proporciona diversidade geológica inigualável, com apresentação de cânions, vales e cachoeiras.

Como era de se esperar, a diversidade não se encerra a nível geológico. É possível encontrar árvores de grande porte, com a embaúba, a candeia ou delicadas flores, como a orquídea diamante.

Na fauna, encontram-se desde mamíferos de grande porte, como o veado mateiro, o lobo-guará e a onça parda, bem como diferentes espécies de aves, como o delicado beija-flor-de-gravata-verde e o imponente carcará.

Praias e cachoeiras

Como a formação de cachoeiras na região é muito rica, o ecoturismo em Glaura é muito favorecido em opções de trilhas e locais interessantes para se banhar.

Roteiro do Rio das Velhas

Este é um caminho que abarca os distritos de Glaura, Cachoeira do Campo e Santo Antônio do leite, aonde podem ser encontrados:

  • Cachoeira do rio das Velhas (Glaura);
  • Cruzeiro Dom Bosco e Cachoeira Dom Bosco (Cachoeira do Campo);
  • Cachoeira da Estiva, Cachoeira do Mirante e Mirante do Café (Santo Antônio do Leite).

Esse trecho é bastante diversificado em termos geológicos, sugerindo-se a permanência do visitante de pelo menos um dia em cada distrito.

Cachoeira da Carranca

O local fica no distrito de Acuruí, de Itabirito, cidade vizinha de Ouro Preto e de Glaura. Portanto, pode (e deve ser colocado) nesse texto.

Além disso, é situada em propriedade particular, mas o acesso não precisa ser agendado.

A carranca é vizinha da Cachoeira do Cascalho.

Cachoeira Chica Dona

Outra cachoeira interessantíssima localizada em Acuruí, é Chica Dona. A entrada é barata: R$ 10,00. E você pode levar comes e bebes tranquilamente, exceto garrafa de vidro.

Mais um ponto interessante: uma das quedas chega a 70m, o que favorece uma vista fabulosa.

No espaçoso local é possível banhar-se na cachoeira cercada por uma vistosa presença da natureza.

Cicloturismo

Outro recurso do ecoturismo que é favorecido pelos mares e morros da região central mineira é o cicloturismo.

E para os mais aventureiros de plantão: os trechos que ligam São Bartolomeu a Glaura e Glaura a Cachoeira do Campo (todos são distritos de Ouro Preto) tem um nível de dificuldade considerável, principalmente em época de chuvas.

Existe uma rodovia vicinal, porém existe a trilha de mata, que é bastante complexa e com a presença de animais selvagens peçonhentos. Por isso, é necessário fazer a trilha com equipamento adequado.

E o que você está esperando?

O ecoturismo em Glaura tem várias opções diversificadas e você pode se divertir bastante, porque a natureza é muito bem preservada. Então, bóra aproveitar!

Aproveite também para entrar em nosso grupo de WhatsApp e conferir informações em tempo ágil e tirar suas dúvidas sobre turismo em cidades históricas.

The author: Fábio Seletti

Jornalista por formação. Empresário de profissão. Paulista de nascimento. Mineiro de coração.

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454