distrito de lavras novas
Ouro Preto

Lavras Novas: um paraíso entre as montanhas mineiras

Escondida entre as montanhas de Minas Gerais, a romântica Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, é um lugar muito convidativo por seu sossego e tranquilidade. Seu aspecto interiorano, suas casinhas coloridas, os aconchegantes chalés e os charmosos bares compõem a bela paisagem do vilarejo.

Andando por sua rua principal, nos encantamos com os ateliês dos artesãos locais. Seus trabalhos são feitos com frutos da natureza, como folhas de coqueiro, casca de jacarandá, cipó trançado e palha. Além desses recursos, a madeira também é muito utilizada pelos artesãos de Lavras Novas. Com o cedro e o mogno se esculpem diversos anjos e santos pelas mãos dos artistas.

Depois de dias tranquilos e pacatos durante a semana, o vilarejo troca de tom no fim de semana. Seus ares serenos dão lugar a dias de animação. Isso acontece quando a cidade é tomada por contagiantes atrações musicais em seus diversos bares e suas ruas se animam. Isso proporciona a reunião de pessoas do distrito e de seus visitantes.

Na mesa dos bares o papo vai e vem entre uma taça de vinho ou uma cerveja. E o assunto rende, dando o compasso dos sábados e domingos desse histórico vilarejo.

E tudo isso reflete a formação cultural do distrito

distrito de lavras novas
As casas são coloridas e muito bem preservadas

Lavras Novas é uma comunidade pequena, com aproximadamente 1.000 habitantes. Por isso, seus moradores ainda preservam muitos hábitos do passado. Mantém o ritmo de vida tranquilo. Além disso, os ofícios dos artesãos e as receitas de família são passados de geração em geração. Culinária, que, diga-se de passagem, dá gosto especial ao sabor do local.

E o prosear dos vizinhos no fim do dia? À tardinha era comum as pessoas sentarem nas portas das casas e, debaixo da luz do lampião, contar causos. Hoje, mesmo com a luz elétrica, as portas das casas ainda testemunham as conversas de seus moradores. Para prosearem, sentam em frente às suas residências ao fim da tarde para contar causos do passado do vilarejo.

 Um pouquinho da história de Lavras Novas…

 

distrito lavras novas ouro preto minas gerais
Lavras Novas é um distrito bem tranquilo

imagens: Samara Araújo
A fundação desse pequeno Vilarejo data do século do ciclo do Ouro, mais precisamente o século XVIII. O documento mais antigo sobre sua existência é datado de 1717.

O povoado nasceu das atividades mineradoras do ouro encontrado em suas terras. Mas quando a produção do ouro entrou em declínio por ali, no século XIX, pouco a pouco os mineradores foram deixando o local. Os remanescentes, juntamente com os escravos e os libertos mantiveram a comunidade.

E isso trouxe à comunidade características próprias. Vivendo sozinha e isolada pelo seu difícil acesso, desenvolveu um jeito particular de se organizar.

Sobre a terra, por exemplo, não se tinha preocupação em relação à propriedade. Era de consenso de todos que ela pertencia à santa, Nossa Senhora dos Prazeres.

E pertencendo à santidade, todos ali plantavam e colhiam para seu sustento. Médico ali também não havia e as doenças das pessoas eram curadas com ervas locais.

Logo, para conseguir dinheiro, as mulheres produziam manufaturas em taquaras e os homens saiam com os produtos rumo a Vila Rica para vendê-los. Com o lucro das vendas se comprava pano, sal, açúcar e outros artefatos que não eram produzidos no povoado.

Esse espírito de vida em comunidade foi passado de geração em geração. Com isso, a união dos moradores do vilarejo configura ainda hoje a principal característica que faz de Lavras Novas um lugar tão singular.

distrito lavras novas
Belas casinhas coloridas

…de seus tesouros barrocos…

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres Lavras Novas
Nossa Senhora dos Prazeres abençoa o lugar

Como não poderia deixar de ser, Lavras Novas também guarda ricos exemplares do barroco e símbolos da fé e religiosidade do povo mineiro. No alto de uma colina, onde foi construída a pequena cidadela, a Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres abençoa o vilarejo e quem por ali passa.

Esta igreja, construída em 1740, é singela e possui três altares que encantam pela simplicidade e singularidade. Aos fins de semana é dia de missa, e o templo se enche de graça para receber os agradecimentos e súplicas de seu povo.

Lavras Novas: um distrito rico pela natureza…

Lavras Novas fica em uma região montanhosa, a Serra do Espinhaço. Logo, o Pico do Itacolomi, os campos rupestres, as matas, os vales e diversos córregos e rios de água límpida são a moldura de seu patrimônio histórico e ambiental.

Nesse cenário, o distrito proporciona muita aventura para quem gosta de repor as energias em contato com a natureza. O ecoturismo em Lavras Novas, por conta disso, atrai muita gente. E as opções são variadas. Há trilhas, trekking e passeios de quadriciclo!

Para mais aventura, Lavras Novas oferece diversas modalidades de esporte radical. Entre as opções se destacam o rapel, o rafting e a canoagem. E todas essas modalidades são um prato cheio para quem gosta de repor as energias em meio à natureza e com muita adrenalina!

Mas as opções de passeio pela natureza são variadas. Por isso, se você não se considera um aventureiro nato, há outras formas divertidas de aproveitar o local, como um delicioso banho de cachoeira.

Lavras Novas é repleto de cascatas e quem vai ao distrito sempre dá um pulinho na água para se refrescar. Ali, a Cachoeira dos Prazeres é referência por tamanha beleza que apresenta. Mas não é a única que chama a atenção. Outra cachoeira que agrada bastante quem visita o distrito é a cachoeira do Falcão. Por formar uma rasa piscina natural e conter uma longa faixa de areia, ela é a preferida para passeios em família com crianças.

Para quem gosta de trilhas, Lavras Novas também é um prato cheio. Se você é daqueles que gostam de uma boa caminhada em meio à natureza, a Serra da Chapada e a Serra do Trovão oferecem excelentes trilhas. Têm paisagens de tirar o fôlego!

quadriciclos lavras novas esportes radicais
Os esportes radicais têm lugar garantido no distrito

… e pelas tradições populares

Lavras Novas é um lugar rico por sua cultura que conserva a tradição de festas populares e religiosas. A festa de Nossa Senhora dos Prazeres e do Divino, por exemplo, é realizada sempre no mês de agosto.

Essa festividade é uma das mais importantes e muito comemorada pelos moradores e visitantes de Lavras Novas. A festa em louvor a padroeira e ao Império do Divino é embalada por procissões e apresentações de congadas, junto dos reisados e marujadas fazem as manifestações de fé típicas da cultura mineira.

Para celebrar as divindades, há a tradicional queima de fogos que precede e anuncia o hasteamento das bandeiras do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora dos Prazeres.

Nessa festa também há muita música com as bandas musicais da região. São grupos que se apresentam nos dias de comemoração, que conta com barraquinhas de comidas típicas.

É uma festa para lá de animada!

Outra festa muito animada e esperada no vilarejo são as celebrações juninas. As festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, santos de devoção da comunidade, animam o mês de junho. E para deixar tudo mais bonito, o vilarejo é enfeitado pelas as bandeirinhas. Elas se alumiam com as fogueiras que aquecem do friozinho.

E a comida típica da época , cuja menção não pode faltar aqui, faz a alegria das pessoas que se deliciam com muito pé de moleque, canjica e quentão.

E se ficou com vontade de conhecer o distro, e acho que ficou, Lavras Novas fica a 19 km de Ouro Preto. O tempo de viagem de aproximadamente 30 minutos, que passa rapidinho. E na chegada será acolhido por um povo muito hospitaleiro e alegre, casas de pau a pique, um clima bucólico e muitas belezas naturais. O distrito é um lugar singular, de puro encantamento.

E se quiser saber mais informações sobre Lavras Novas e outros distritos de Ouro Preto, assine nossa LISTA VIP.

The author: Eugene Francklin


Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454