Saiba tudo sobre a região de ouro preto

regiao de ouro preto
regiao de ouro preto
A região de Ouro Preto é mais diversificada do que se pensa

Fotógrafa: Samara Araújo

Na região de Ouro Preto encontra-se de tudo. Muita cultura, muita história e muito lazer. Enfim, mesmo sendo uma região do interior mineiro, há se salientar que é um privilégio morar nesse pedaço.

É um privilégio porque tem uma vida cultural intensa, dotada da própria cidade. O que se junta aos próprios estudantes da Ufop, que são de cursos diversos e a vocação cosmopolita do lugar – vem gente dos quatro cantos do mundo para Ouro Preto. E para a região dos Inconfidentes, onde essa cidade está localizada.

Por isso, vou listar alguns itens que fazem com que a região de Ouro Preto tenha todo esse charme:

Os Centros Históricos

O primeiro ponto de interesse da região de Ouro Preto são os próprios Centros Históricos das cidades que se encontram no lugar.

Como as cidades normalmente são muito bem preservadas, são consideradas como verdadeiros museus a céu aberto. Afinal, quando se põe os pés em uma cidade histórica, torna-se inevitável a imersão no passado.

Logo, quando se visita uma cidade histórica, mesmo que não se adentre algum museu ou igreja, o conhecimento das vielas do lugar leva o turista a uma verdadeira viagem no tempo.

Bares e restaurantes interessantes

Como a região de Ouro Preto é a mais antiga de Minas, já que a vizinha Mariana é a primeira cidade mineira, é um espaço muito especial e tradicional na cultura dos mineiros.

A culinária local é muito bem preservada, além de se encontrarem diversificadas cachaçarias que são de dar água na boca aos mais severos degustadores.

Há uma infinidade de bares e restaurantes locais, que variam bastante em preço e na forma de abordagem no atendimento. Ou seja, há delícias para todos os gostos. Principalmente para os mais exigentes.

Festivais nas localidades

Há muitos festivais na região de Ouro Preto. E em cronogramas diferentes, porque depende da cultura de cada município.

Com isso, mesmo que não haja uma quantidade gigante de eventos na cidade de Ouro Preto, ainda assim há muito o que se fazer nos municípios vizinhos e distritos.

Falando em distritos…

Ouro Preto tem 13 distritos

E é importante ressaltar isso sempre, porque a maioria das pessoas que visita Ouro Preto fica conhecendo apenas a sede. Não que isso problema, ela é linda e já apresenta uma variação grande de recursos turísticos para se conhecer, principalmente quando se trata de passeios de final de semana.

Há distritos variados e com capital cultural muito interessante. Alguns são especialistas no artesanato de pedra sabão, outros têm o entorno muito bem preservados e outros têm o ecoturismo como principal atividade econômica.

Ecoturismo

Já que mencionamos o ecoturismo no ponto anterior, é interessante comentar sobre ele em um tópico específico.

Digo isso porque, de certa forma, boa parte das cidades históricas têm vocação para o ecoturismo. Por vários motivos:

  • Pela grande preservação do meio ambiente nos municípios históricos;
  • Cidades históricas normalmente ficam no interior dos estados, o que também facilita a preservação ambiental;
  • A vocação turística das cidades históricas acaba fomentando o turismo no segmento ecoturístico também.

Logo, há ecoturismo na região de Ouro Preto.

Cidades Históricas ao redor

Por último, e não menos importante, é imprescindível comentar que Ouro Preto não está sozinha no mapa.

O interior de Minas Gerais está lotado de cidades históricas e Ouro Preto é uma delas – talvez a mais representativa, mas não a única.

E cidades históricas próximas a Ouro Preto podemos citar várias, como: Mariana, Congonhas, Sabará, São João del Rei, Tiradentes, Catas Altas e Santa Bárbara – dentre outras.

Logo, cidades para se conhecer na região de Ouro Preto não faltam.

E se gostou do texto, compartilhe e não deixe de entrar no nosso grupo do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *