ouro preto cinema
Ouro Preto

Mais uma vez, Ouro Preto se transforma em cenário de produção cinematográfica

ouro preto cinema
Ouro Preto é cinematográfica!

Fotógrafa: Samara Araújo

“Ouro Preto” é também nome do curta-metragem que está sendo rodado na cidade histórica mineira, da diretora e roteirista francesa Sonadie San. Inspirado na trajetória do lendário Chico Rei, Galanga, rei por direito de todo o Congo, que foi capturado por algozes portugueses e rebaixado a mercadoria, junto de sua família, o filme de Sonadie narra a história de uma rainha africana que também liberta seu povo das minas. Na trama, a estratégia é a mesma supostamente praticada por Chico Rei: acumular ouro em pó em seus corpos e cabelos para a compra da alforria.

Sonadie escreveu o roteiro antes de chegar ao Brasil, para participar do FestiFrance, festival de cinema independente francês que acontece em Belo Horizonte, com o apoio da Embaixada Francesa e Instituto Francês.

A finalização do filme faz parte da programação do festival, que também levou a diretora para ministrar workshops com presidiárias, indígenas e universitários.

A co-produção é de Roberto de Matos, da Sokol Films, com apoio da Limonada Audiovisual, de Belo Horizonte, e as gravações em Ouro Preto contam com apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura e Patrimônio e da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

A previsão de lançamento no Brasil e na França é para o ano de 2019.

The author: Fábio Seletti

Jornalista por formação. Empresário de profissão. Paulista de nascimento. Mineiro de coração.