Praça Tiradentes em Ouro Preto
Ouro Preto

O que fazer em Ouro Preto em um final de semana?

Essa é uma pergunta difícil de responder, pois em Ouro Preto não faltam opções – sobretudo se considerarmos que a cidade tem 13 distritos, e que boa parte deles é extremamente bem preservada. Porém, como este post é voltado para quem tem um tempo curto de visitação, vou comentar sobre o que fazer em Ouro Preto dentro dessa possibilidade.

Passear pela Praça Tiradentes

Praça Tiradentes em Ouro Preto
Praça Tiradentes em Ouro Preto

Fotógrafa: Samara Araújo

A Praça Tiradentes você encontra de cara em Ouro Preto e nela há muitas ramificações, pois o que poucos blogs de turismo comentam sobre a cidade é que ela uma descida – quando temos como referência o primeiro ponto de parada, a rodoviária.

A partir da rodoviária, quando continuamos descendo, entramos no Centro Histórico. E quando vamos chegando, encontramos quase que imediatamente uma das igrejas mais importantes: a Nossa Senhora do Pilar. É belíssima, se encontrar aberta, entre.

Descendo mais um pouco, antes de encontramos a Praça Tiradentes, vemos uma obra arquitetônica moderna: o Grand Hotel, que foi projetado por Niemeyer.

E quando chegamos na Praça, encontramos mais algumas coisinhas:

  • Câmara Municipal. A Câmara, de Ouro Preto, é um prédio histórico extremamente bem preservado. E se encontra dentro do principal ponto turístico de Ouro Preto, a Praça Tiradentes;
  • Escola de Minas. A faculdade, que foi incorporada pela Universidade Federal de Ouro Preto, tem um excelente museu focado em geologia e astronomia. Tem até um observatório;
  • Museu dos Inconfidentes. É o ponto turístico mais famoso e comentado. E realmente é bem interessante de ser visitado, já que foi construído por ordem de Getúlio Vargas, como forma de reforçar o nacionalismo. Ali estão enterrados inconfidentes.
Hotel Nyemaier em Ouro Preto
A visitação ao Hotel Nyemaier não é aberta, mas é um belo local para observar.

Fotógrafa: Samara Araújo

Aproveitar os restaurantes e bares locais

Há vários restaurantes e lanchonetes no Centro Histórico. Na Praça Tiradentes, na Rua dos Bancos (grudada com a Rua Direita) e no caminho para o bairro Antônio Dias.

Até mesmo na parte de baixo, na Barra, há algumas possibilidades interessantes.

Dizer as coisas dessa forma “largada” pode deixar alguém com medo de andar pela cidade. Mas na verdade é bem simples.

Considerando a região Central, são apenas subidas e descidas – pela forma como a cidade foi estruturada no século XVIII. Dessa forma, sempre a subida leva a Praça Tiradentes e as descidas para a Barra.

Na Barra você encontra o famoso Bar Barroco. Nele o atendimento é bom e recomenda-se sempre que se peça as coxinhas. Mas os quitutes e bebidas são variados.

Mais alguns tópicos sobre o que fazer em Ouro Preto

Igreja de São Francisco em Ouro Preto
Igreja de São Francisco em Ouro Preto

Fotógrafo: Fabinho Augusto

Na descida para o Bairro Antônio Dias, andando pela rua Cláudio Manoel, você encontra alguns pontos interessantes e fáceis de serem encontrados.

  • Casa de Gonzaga. Assim é chamada carinhosamente pelos moradores de Ouro Preto a residência do inconfidente exilado Antônio Thomaz de Gonzaga. É um local muito bem preservado em seu centro e eventualmente serve como sala de exposições;
  • Feira de Pedra Sabão. É um local bem colorido e bonito. E com peças interessantíssimas criadas pelos artesões locais. E se você é daquelas pessoas que têm dificuldade para ter ideia sobre como comprar lembrancinhas, passe por lá. As dúvidas sumirão na hora;
  • Igreja de São Francisco. Essa é uma daquelas de Ouro Preto mais fantásticas. Se estiver aberta, entre! É belíssima!

Gostou? Então entre para nosso grupo no WhatsApp, onde você recebe avisos sobre novos posts e onde tiramos suas dúvidas sobre cidades históricas.

The author: Fábio Seletti

Jornalista por formação. Empresário de profissão. Paulista de nascimento. Mineiro de coração.

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/wolfdesign/public_html/outrosrelatos.com.br/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 445